A importância do voluntariado para a inclusão digital

Voluntários do Eu-Cidadão ministram intensivo para alunos bolsistas do Prouni em julho

Crédito: Getty Images

O Eu-Cidadão: Inclusão Digital e Cidadania / CCIAS é um projeto social desenvolvido pela Unisinos e que auxilia no processo de inclusão digital de diversas pessoas de diferentes faixas etárias. Os voluntários no projeto ministram oficinas de inclusão digital sobre diferentes temas. Todos os anos, o projeto proporciona oficinas de intensivo para os participantes do Prouni se aperfeiçoarem.

Em julho, está prevista a realização de mais uma edição do Intensivo de Inverno Online para alunos que sejam bolsistas do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Alunos participantes deverão receber um e-mail da Universidade com informações sobre as inscrições para o evento.

Para a coordenadora do projeto Eu-Cidadão, Lucelaine da Silveira, o trabalho que é desenvolvido pelos voluntários acadêmicos e de empresas parceiras é importantíssimo. “Trazem tecnologia de ponta para os participantes inscritos nas oficinas do Projeto e oportuniza experiências para o voluntário. Eles podem vivenciar outras realidades para além do seu cotidiano, com sensibilidade, empatia, dedicação e a sinergia que envolve o trabalho voluntário”, explica.

Cada voluntário tem a oportunidade de planejar e organizar a oficina que vai ministrar, podendo desenvolver a autonomia de falar e ensinar sobre temas que gostam. “Eles exercem mutuamente a troca de conhecimentos e aprimoram os seus saberes, com reconhecimento, crescimento pessoal e auto-realização”. O intensivo é totalmente ministrado por voluntários acadêmicos e voluntários trabalhadores de empresas parceiras, completa Lucelaine.

Ao longo de 2020, as aulas presenciais passaram ao ambiente remoto, o que para a instrutora voluntária Natália Pivatto, foi um grande desafio a ser enfrentado. “O contato com os participantes é diferente do que no presencial e como não sou professora, foi um grande desafio e aprendizado. No semestre passado tivemos um resultado maravilhoso na oficina de AutoCAD, o pessoal ligando as câmeras, conversando pelo microfone e grupos nos aplicativos de troca de mensagens”, avalia.

Para ela, o trabalho desenvolvido no Eu-Cidadão é essencial para o acesso de alguns públicos ao mercado de trabalho. “Eu acho que esse projeto é uma iniciativa maravilhosa da universidade e muito necessária. O Projeto oferece não só aos alunos, mas também a comunidade, a possibilidade de acessar novas informações, fazer oficinas de diversos programas”.

Vanessa Euleoterio também é instrutora voluntária e ministrou oficinas de informática e inglês para crianças e, atualmente, ensina Autocad 2D. Para ela, quem participa das oficinas tem um aprendizado muito além do que ensinado nas aulas, tanto para alunos, quanto para os voluntários.

“O projeto Eu-Cidadão cumpre com maestria o papel de agregar valor para as pessoas, vai além dos conhecimentos técnicos propostos em cada oficina. O projeto traz valor e faz com que o senso coletivo seja colocado em prova. Diria que o programa é uma via de mão dupla e na maioria das vezes, acabamos mais aprendendo do que ensinando de fato”, explica.

Transformação a cada aprendizado

Para a participante do programa, Elinara Silva, fazer parte do projeto Eu-Cidadão significa se desenvolver, tanto na área pessoal, quanto na profissional. “As oficinas, proporcionam aos participantes inscritos conhecimento e inclusão. Eu, como participante desse projeto, posso afirmar que foi uma experiência muito positiva, já que a oficina que participei me possibilitou desenvolver uma habilidade que eu queria muito ter conhecimento que foi o AutoCad”, diz.

Na opinião de Elinara, o trabalho feito durante as oficinas agrega valor na vida de muitos jovens. “Também, é muito interessante saber que as oficinas possuem ministrantes de diferentes cursos de graduação que estão dispostos a compartilharem os conhecimentos desenvolvidos ao longo da formação acadêmica, e de funcionários das empresas colaboradoras, tudo isso permite uma troca de experiência que beneficia a todos”, avalia.

Para a participante Larissa Denti, as oficinas ensinam de uma forma simples e prática que possibilitam uma visão ampla dos conhecimentos. “Esse programa é muito importante, pois apresenta várias oficinas diferentes, acredito que independente do seu histórico acadêmico, nenhum conhecimento é indispensável”, opina.

Como ser um voluntário

A coordenadora do projeto, Lucelaine, reforça que os voluntários retribuem à sociedade experiências que alcançaram, contribuindo na redução das desigualdades sociais e na formação de cidadãos capacitados para suas escolhas pessoais, acadêmicas e profissionais. “Na trajetória do Projeto Eu-Cidadão a experiência dos voluntários é tão positiva que ao término da oficina já renovam sua disponibilidade para parceria no próximo semestre”, completa.

O Eu-Cidadão possibilita que alunos de graduação da Unisinos ou funcionários de empresas parceiras participem como voluntários do Projeto para ministrar oficinas de inclusão digital e intensivos avançados. O programa tem quatro empresas parceiras: HCL Technologies, HSS Informática e Turis Silva. Mais informações estão disponíveis no site do Eu-Cidadão.