9ª edição do Prêmio Roser está com inscrições abertas

Maratona multidisciplinar de empreendedorismo visa transformar projetos de pesquisa e ideias de novos negócios em soluções para o mercado

Crédito: Divulgação

Incentivar os jovens a aprender e buscar soluções empreendedoras através de projetos de pesquisa é um dos objetivos da 9ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação. A maratona multidisciplinar online ocorre de 21 a 28 de novembro de 2020. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até 13 de novembro, clique aqui. O prêmio é promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos. É direcionado a estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Rio Grande do Sul, além de professores, funcionários da Unisinos e de empresas da Unitec/Tecnosinos.

De acordo com a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o Prêmio Roser busca identificar o que de melhor se faz em pesquisa e desenvolvimento, produzido em sala de aula ou laboratórios da Unisinos, transformando em empreendedorismo e soluções para o mercado. “É uma estratégia vencedora que, nestes nove anos, já originou startups importantes para o Tecnosinos. Gera-se um ciclo virtuoso de transformar conhecimento em economia, produzindo PIB de alto valor agregado e oportunidade de desenvolvimento”, destaca.

Criado em 2012, o Prêmio Roser é uma competição empreendedora inovadora, prática e transdisciplinar aberta à comunidade. Visa fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, através da consolidação de modelos de negócios, produtos, processos ou serviços inovadores nas seguintes áreas: tecnologia da informação; automação e engenharia; comunicação e convergência digital; tecnologias para saúde; tecnologias socioambientais.

Uma das organizadoras do prêmio, a coordenadora do Programa Talentos Tecnosinos, Tassiane Kinetz, explica que as equipes devem ser compostas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes, que devem ter disponibilidade para frequentar os encontros e as reuniões propostas pela equipe organizadora da competição. “As equipes já devem vir formadas para o evento. Isso quer dizer que, na inscrição já devem informar o nome de cada um dos integrantes e qual temática estará inserida”.

Durante a maratona, as equipes recebem mentoria de profissionais de mercado e empreendedores seniores (geração 50+), que vão compartilhar sua expertise, além da exploração deste mercado de consumo que cresce exponencialmente com os avanços na área da saúde e, consequentemente, na média da expectativa de vida da população brasileira.

Premiação das equipes

Serão premiados os três melhores projetos, dentro dos critérios de avaliação estabelecidos no edital: Modelagem, Equipe, Potencial de Inovação e Impacto Social. Serão consideradas a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional.

A equipe vencedora da competição vai receber 6 meses de incubação gratuita na Unitec, visando o desenvolvimento do projeto empreendedor e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos. O segundo lugar recebe 3 meses de incubação gratuita na Unitec e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos. Já o terceiro lugar recebe 3 meses de incubação gratuita na Unitec e um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos.

Saiba mais e participe

O regulamento completo da 9ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação está disponível através do link: http://bit.ly/PremioRoser. As inscrições estão abertas até 13 de novembro.

O quê: 9ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação

Quando: 21 a 28 de novembro de 2020.

Carga horária: 20 horas.

Quem pode participar: Estudantes de ensino médio, ensino técnico, graduação e pós-graduação de todo o Rio Grande do Sul. Professores, funcionários da Unisinos e empresas da Unitec/Tecnosinos

Onde: Evento online.

Inscrições: Para participar, as equipes interessadas devem preencher o formulário de inscrição, disponível aqui até o dia 13 de novembro de 2020.

Investimento: gratuito.

Realização: Unisinos, Tecnosinos, Unitec, com apoio da Finep.