7° Fórum Brasil Coreia

Evento já tem data marcada, acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto

Crédito: Rodrigo W. Blum

Este ano acontece a 7ª edição do Fórum Brasil Coreia e a data já está marcada: será nos dias 22, 23 e 24 de agosto. Quem quiser já pode ir reservando essa data para falar sobre tecnologia e inovação. Pela primeira vez, além do Campus São Leopoldo, o evento também acontece no Campus Porto Alegre, levando o debate sobre tecnologias disruptivas para transformação da sociedade, também para capital.

O encontro internacional vai trabalhar as seguintes temáticas: Cidades Inteligentes e Internet das Coisas; A Nova Internet e as Comunicações 5G; Oportunidades na Coreia do Sul; e Tecnologias de sensor para produção inteligente, entre outras. Uma excelente oportunidade para quem quer debater sobre esses assuntos com pesquisadores que são referência na área.

Um relacionamento sólido com a Coreia do Sul

Como parte de sua política de internacionalização, desde de 2010, a Unisinos mantém parceria com a Coreia do Sul. Desde então, a Universidade vem aprimorando o seu conhecimento tecnológico através de vários programas e projetos em cooperação com instituições do país asiático.

Ao longo dos últimos oito anos, a Unisinos desenvolveu programas de pesquisa e desenvolvimento e projetos tecnológicos, frutos dessa parceria. Foram 11 acordos acadêmicos com instituições coreanas; a criação do itt Chip – Instituto Tecnológico de Semicondutores; a vinda da HT Micron para o Parque Tecnológico São Leopoldo, que gerou cerca de 200 empregos na região; o Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica, que ganhou dupla titulação; programas de intercâmbio, que já enviaram mais de 150 alunos para estudar na Coreia do Sul; e o Fórum Brasil Coreia, que já está em sua 7ª edição, e nesse período reuniu cerca de 50 pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que compartilharam seus conhecimentos em tecnologia e inovação com mais de 3 mil pessoas.

Além disso, a Unisinos, juntamente com instituições coreanas, oferece cursos gratuitos de coreano. A cada semestre, cerca de 50 alunos estudam o idioma na Universidade, que também oferece experiências culturais, como aulas de culinária e artesanato tradicional oriental. Através desse movimento, a Unisinos vem promovendo sua internacionalização e atualização acadêmica e, dessa forma, vem apoiando a evolução e o desenvolvimento da região.

Saiba mais sobre o histórico e a programação do evento na página 7° Fórum Brasil Coreia, e fique atento à abertura das inscrições.