5 coisas que você precisa saber antes de gravar uma música

Os alunos, integrantes da Sigmund Records, que produzem o álbum do Projeto Imigrantes dão as dicas

Crédito: Divulgação

O processo de produção do CD do Projeto Imigrantes já começou. A obra que reúne músicas autorais dos artistas selecionados, conta também com a participação de profissionais brasileiros. Uma mistura que poderá ser conferida no fim do ano, no lançamento do álbum.

E você sabe quem trabalha para que esse projeto saia do papel para os palcos?

Jovens, alunos do curso de Produção Fonográfica e integrantes do gravadora experimental da Unisinos, Sigmund Records. É deles a missão de fazer tudo acontecer, em parceria com o Estúdio Soma.

Fernando Strattmann é um dos alunos envolvidos nesse trabalho e destaca a gravação do CD como algo muito objetivo e profissional. “Utilizamos equipamentos e técnicas consagradas de produção. Contamos com uma estrutura de estúdio extremamente preparada para atender as necessidades dessa produção”, explica.

Além do trabalho realizado em estúdio, o nascimento de um álbum exige muita dedicação. Com a Sigmund Records, o curso proporciona experiência aos alunos de vivenciar na prática aquilo que é ensinado em sala de aula. Artur Furlanetto é um dos estudantes envolvidos nesse processo e destaca como um ponto positivo a relação mais próxima entre alunos e mercado por meio da convivência com profissionais renomados da área do áudio.

“A oportunidade de estar no ambiente de um estúdio durante as gravações fez com que tivéssemos contato com todo o processo de criação e concretização de uma ideia. Somado a isso, temos a responsabilidade de lidar com problemas cotidianos que fazem parte da vida de um profissional da área, o que em minha opinião, nos fornece uma perspectiva mais clara da profissão que escolhemos e faz com que estejamos mais preparados para o futuro”, ressalta.

O Projeto Imigrantes conta com músicos do Haiti e da Nigéria, diversas histórias de vida traduzidas em músicas. Fernando acredita que o trabalho tem a função de comunicar, dar voz às pessoas que fazem parte da nossa sociedade e que nem sempre são ouvidas. “E nada melhor do que música para facilitar essa comunicação entre todos”, afirma.

O curso prepara o aluno para o mercado de trabalho. E você sabe o que precisa ser cuidado na hora da gravação de uma música? Confira: