Unisinos aposta em Gestão e Negócios na capital

Programas de Pós-Graduação da Escola migram para o Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Escola de Gestão e Negócios inicia o próximo ano com novidades. Todos os Programas de Pós-Graduação serão transferidos para o Campus Porto Alegre. Lá, a Escola reunirá todos os níveis de formação no que se refere à área de negócios, ou seja, haverá cursos de graduação, formação executiva em nível de extensão e MBAs, mestrados, doutorados e pós-doutorados. A nova cara da Escola de Gestão e Negócios na capital promete interdisciplinaridade e uma formação mais robusta aos ingressantes.

Segundo a decana da Escola, Claudia Bitencourt, um campus com força na área de gestão e negócios é projeto da universidade desde a construção do empreendimento. Até 2017,  a Unisinos contava apenas com a atuação do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios no prédio. Agora, a nova etapa traz outros três PPGs: Administração, Ciências Contábeis e Economia. “Nosso principal objetivo é ofertar disciplinas em comum e que atendam, de forma ampla, aos objetivos de pesquisa dos alunos. A intenção não é oferecer um currículo engessado, mas que flexibilize a escolha do pesquisador. Haverá mais possibilidades para compor o leque para a formação”, salienta.

A coordenadora do PPG de Economia, Luciana Costa, acrescenta que a formação interdisciplinar contempla as exigências do mercado de atuação dos profissionais. “Hoje, o contador global precisa entender conceitos de incentivos econômicos e gestão de pessoas, o economista precisa entender de contabilidade e estratégia, e o administrador precisa conhecer normas contábeis e microeconomia”. Segundo ela, com ofertas mais amplas, os alunos saem com uma formação completa e adequada aos desafios atuais do mercado de trabalho e do mundo acadêmico.

Experimentar outras modalidades também será possível, conforme lembra o coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios, Guilherme Trez. “Os alunos dos Mestrados Profissionais poderão contar com mais ofertas, com disciplinas optativas de programas acadêmicos, assim como os alunos dos PPGs Acadêmicos poderão cursar disciplinas mais voltadas para práticas profissionais. Isso acrescenta a todos”, expõe. Para ele, essa proximidade é muito importante e reforça de maneira positiva o posicionamento da Escola de Gestão e Negócios.

Ideias conectadas

O professor Jorge Verschoore, coordenador do PPG de Administração, destaca que a proposta de mestrado e doutorado é muito focada na conexão e, para ele, um currículo aberto à interdisciplinaridade facilita o diálogo, a aproximação entre cursos, bem como o networking. “Ideias que transformam são ideias que estão conectadas, não fechadas em uma escola ou em um curso. Atividades integradoras, em um mesmo ambiente, geram trocas profícuas”, argumenta. Além disso, o professor acredita que, futuramente, a aproximação com outros cursos, como Direito, Design, Engenharia de Produção, também possa ser realizada, de forma a tornar os currículos mais enriquecidos.

De portas abertas

Segundo o coordenador de Ciências Contábeis, Tiago Alves, o Campus Porto Alegre apresenta um perfil claro de uma grande escola de negócios, o que facilita a comunicação com reais formadores de opinião do mundo empresarial. “Esta é nossa grande expectativa com a ida a Porto Alegre, de nos aproximar ainda mais do mundo empresarial, desenvolver pesquisas, receber demandas e direcionar nossos alunos para solução de problemas reais das empresas”, afirma.

O tradicional tripé, pesquisa, ensino e extensão não está definido intramuros, na universidade, salienta Tiago. Esse tripé decorre de todos os direcionadores das empresas, associações empresariais e instituições públicas, o que faz com que a Escola de Gestão e Negócios realmente seja reconhecida por todos esses agentes como um local de excelência.

A professora Luciana reitera que a interação com a sociedade ganha um novo espaço em Porto Alegre, sem esquecer que São Leopoldo continua com muitas atividades de pesquisa, por meio dos grupos de pesquisa do Portal da Inovação e do Tecnosinos. “O diferencial em Porto Alegre é justamente ampliar um trabalho que já se desenvolvia com sucesso em São Leopoldo, aumentando a interação com o mercado e ampliando perspectivas para professores, alunos e  comunidade acadêmica em geral”, garante.