Um dia de reconhecimento a pesquisas de excelência

Minha Tese em 180 Segundos e Pesquisador Destaque homenagearam professores e estudantes de doutorado por suas contribuições científicas

Crédito: Roberto Caloni

O Dia da Pesquisa Unisinos é um momento para disseminar e celebrar a excelência acadêmica das pesquisas desenvolvidas na universidade, a partir do conhecimento produzido por pesquisadores, doutorandos e recém-doutores dos Programas de Pós-Graduação. A cerimônia aconteceu no Auditório Bruno Hammes, nessa terça-feira, e contemplou dois eventos: Minha Tese em 180 segundos e Pesquisador Destaque.

O diretor da unidade de pós-graduação, Alsones Balestrin, destacou que a intenção do evento é disseminar a produção científica realizada na universidade em algo mais acessível e com linguagem fácil para o público não especializado, além de reconhecer os pesquisadores que se destacam em sua trajetória acadêmica e produção científica. “Hoje é um dia especial. Há quatro anos, realizamos a popularização da ciência, apresentando teses de destaque e qualidade científica”, caracteriza.

Crédito: Roberto Caloni

Nas duas últimas avaliações do MEC, 18 programas de pós-graduação da Unisinos foram avaliados com conceito 5, ou superior, pela Capes. E a universidade foi reconhecida como a 3ª melhor universidade privada do Brasil e a 1ª da Região Sul. “Isto não seria possível sem alunos qualificados e teses de altíssimo impacto e robustez científica. Este é um reconhecimento aos pesquisadores que estão fazendo a diferença e que contribuem para que a Unisinos seja uma universidade global de pesquisa e atuante no desenvolvimento regional.”, ressalta.

O reitor da Universidade, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reforçou que o momento renova o compromisso da Universidade com a formação integral do ser humano. “Somos uma universidade comunitária, porque formamos comunidades. Estamos construindo o conhecimento para gerar uma entrega de valor para a sociedade”, resume.

Crédito: Roberto Caloni

Com a revolução das tecnologias, permanece a incógnita sobre o que será exigido no âmbito do conhecimento, mas a Unisinos tem todos os predicados para colocar-se à frente e transformar a realidade. “A universidade instiga a hermenêutica da cultura do conhecimento. É cosmopolita, quando busca injeções de conhecimento em outros lugares, mas, ao mesmo tempo, mantém ação local”, afirma.

Minha tese em 180 segundos

A comemoração inicou à tarde. Com o desafio de resumir quatro anos em 180 segundos, estudantes de doutorado ou recém-doutores apresentaram a trajetória de suas teses. A proposta foi que explicassem a trajetória investigativa de maneira simples, com linguagem acessível a um público não especializado no tema, e com apenas um slide fixo. Dois pesquisadores foram premiados, um escolhido pelo corpo de jurados, composto pelos professores da pós-graduação Maria Eduarda Giering, Amarolinda Klein e Sandro Rigo, e o outro, pela plateia.

Patrícia Freitas SantAnna, que apresentou a tese “Prevalência de dor lombar, de risco de cronicidade e fatores associados: estudo de base populacional em mulheres do Vale do Rio dos Sinos/RS” foi a escolhida pelo júri. Ela recebeu 800 reais para participação em eventos científicos. Já o favorito da plateia foi o pesquisador Douglas Veit, com a tese “Impactos da manufatura aditiva nos sistemas de produção: uma análise a partir dos critérios competitivos e da teoria das restrições”.

Pesquisador Destaque

A segunda parte do dia, à noite, foi reservada para o reconhecimento público dos docentes que vêm desenvolvendo produção tecno-científica de alto nível, bem como atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.

Confira a lista completa dos pesquisadores que se destacaram em 2017

Pelo impacto e relevância na constituição e consolidação da Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos – Pesquisador Sênior

Danilo Romeu Streck

Ernesto Luiz Corrêa Lavina