Primeira banca de Doutorado em Educação de uma aluna estrangeira

De nacionalidade argentina, Maria Julieta Abba foi aprovada após defender seu projeto de pesquisa

Julieta com a orientadora professora Berenice. Crédito: Juliana Borgmann

No dia 26 de fevereiro, às 14h, ocorreu a primeira banca de Doutorado de uma aluna estrangeira do Programa de Pós-Graduação em Educação. De nacionalidade argentina, Maria Julieta Abba defendeu sua tese na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros.

A apresentação, que foi realizada pela bolsista do Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG/CAPES), teve como nomeação: “Limites y potencialidades para el desarrollo de una internacionalización de la educación superior necessária: estudo de caso de La Unila (BRASIL) y LA Elam (CUBA).

“Julieta foi o presente que a Argentina nos deu. É uma alegria tê-la em nossas aulas e na Universidade. Esperamos que ela siga em frente, mas sempre perto de nós”, afirmou a orientadora do projeto, Berenice Corsetti.

Na composição da banca, estavam presentes os seguintes professores: Estella Maria Miranda (Universidade de Córdoba – Argentina), Danilo Romeu Streck (Unisinos) e Flávia Obino Corrêa (Unisinos). Com participação via vídeo de conferência, a professora Regina Romeu Laisner (UNESP), também participou da avaliação.

Depois de quatro horas de defesa e diálogos sobre a internacionalização da educação superior na América Latina, a banca tomou uma decisão. Maria Julieta foi aprovada no Doutorado em Educação pela Unisinos. “Es un trabajo de gran relevancia debido a la situación actual de la educación superior en América Latina”, declarou Estella.

Também, através dos avaliadores, Maria Julieta recebeu a recomendação para inscrição do projeto no Prêmio Capes de Tese 2018, que avalia as melhores pesquisas desse nível no país.

Entenda a pesquisa

Por meio de um estudo qualitativo, de tipo descritivo e exploratório, com base em um enfoque histórico, estrutural e dialético, Maria Julieta Abba pesquisou sobre a internacionalização da educação superior na América Latina.

De forma mais delimitada, procurou investigar os limites e as potencialidades das seguintes instituições latino-americanas: Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (UNILA-BRASIL) e a Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM-CUBA), para desenvolverem-se como experiências de universidades e de internacionalização necessária.

Ao longo da sua tese, Maria Julieta analisou as duas instituições, considerando o ambiente nacional, regional e internacional. Também utilizou como determinação, o curso de medicina de ambas universidades, coletando diversos dados de graduandos, professores e egressos. Por fim, procurou identificar semelhanças e diferenças entre seus casos de estudo.

Veja mais fotos