Primeira banca de Doutorado em Ciências Contábeis

Defesa acontece no dia 28 de novembro

Crédito: Getty Images

No dia 28 de novembro acontecerá a Primeira banca de Doutorado em Ciências Contábeis. O aluno defenderá o projeto: Os efeitos das Book-Tax Differences anormais na qualidade dos resultados contábeis em empresas de capital aberto listadas no Brasil. Antônio Brunozi concluiu a tese em dois anos e nove meses, o que contribui para avaliação do Doutorado junto a CAPES, já que o tempo regulamentar é de quatro anos.

O doutorando é docente da Universidade Federal de Viçosa – Campos de Rio Paranaíba, MG. A pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Unisinos contou com a orientação do professor Clovis Kronbauer. O estudante é o primeiro doutor em contabilidade que se forma em uma instituição gaúcha.  A Unisinos é a primeira e única universidade a oferecer o curso de doutorado em Ciências Contábeis no Rio Grande do Sul.

Entenda a pesquisa

A tese tem como base as empresas do Lucro Real de capital aberto listadas no Brasil. A pesquisa investigou se as diferenças dos lucros apurados, contabilmente e os lucros mensurados para o recolhimento dos tributos, denominadas de Book-Tax Differences (BTD), influenciam a qualidade das informações reportadas pelas empresas. “As BTD são comuns nas atividades das empresas, pois os lucros contábeis, decorrentes das operações de receitas/ganhos, e custos/despesas/perdas, normalmente são diferentes dos lucros apurados para o recolhimento dos tributos”, explica o doutorando.

Para o pesquisador, nas legislações nacionais existem algumas adições e exclusões – diferenças permanentes e temporárias – que diferenciam os resultados utilizados para a Contabilidade e para fins fiscais. “Uma empresa pode apurar um lucro contábil de R$ 100,00, mas devido a exclusões normativas, essa mesma empresa pode apurar um lucro tributário de R$ 70,00. Logo, as BTD desta exemplificação seriam de R$ 30,00”, destaca.

Para a produção desta tese, Antônio considerou que não é somente destas diferenças normativas (adições e exclusões) que as BTD podem ser originadas, mas também de ações oportunísticas dos gestores em manipular os resultados contábeis e/ou tributários. “Observar essa questão foi uma inovação da pesquisa. Essas atividades dos gestores modificam os lucros das empresas por meio das BTD e podem diminuir a qualidade da informação reportada pelas empresas e ainda incentivar as práticas relacionadas ao planejamento tributário abusivo ou evasão fiscal”, declara.

Com base neste cenário, a tese analisou se as BTD, decorrentes da manipulação dos gestores – as BTD Anormais – influenciam na qualidade das informações reportadas pelas empresas, chamada na pesquisa de qualidade dos resultados contábeis. “Esta relação é original cientificamente para a literatura nacional e ainda contribui para as pesquisas internacionais. Com base nisso, o estudo por meio de técnicas econométricas – dados em painel dinâmico – observou que as BTD Anormais prejudicam a qualidade dos resultados contábeis divulgados pelas empresas analisadas”, enfatiza.

Segundo o doutorando com as influências das BTD Anormais, as informações contábeis diminuíram suas capacidades de prever tendências futuras e contribuir com dados relevantes para o mercado de ações. “Houve a verificação de que este tipo de BTD incentiva os gestores a alterarem seus lucros contábeis para cima ou para baixo, o que é algo prejudicial para as empresas. Os resultados encontrados na tese também indicaram que essas influências prejudiciais das BTD Anormais na qualidade dos lucros contábeis foram mais destacadas após o período de adoção das normas contábeis internacionais (as IFRS) no Brasil”, ressalta.

A constatação trazida por essa pesquisa é um indício de um processo gradual de adaptação destas normativas no país. “Em suma, o estudo alcançou resultados relevantes para a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Tributária no Brasil. E, ainda, indicou achados que permitem à literatura internacional conhecer aspectos peculiares do ambiente contábil-fiscal brasileiro”, finaliza.

Local: Sala Conecta 01 114 – Centro Comunitário

Projeto: Os efeitos das Book-Tax Differences anormais na qualidade dos resultados contábeis em empresas de capital aberto listadas no Brasil

Doutorando: Antônio Brunozi

Orientador: Clovis Kronbauer