PPG em Geologia comemora 25 anos de atividade

Unisinos é a única universidade não estatal com formação completa na área de geociências

Crédito: Rafael Casagrande

Evento realizado no auditório Sérgio Concli Gomes, na tarde dessa quinta-feira, 10/08, rememora a trajetória histórica do Programa de Pós-Graduação em Geologia (PPGGEO). O momento reuniu professores e alunos que participaram da história do curso na universidade. Com alegria, a coordenadora do PPG, Renata Guimarães Netto, lembra que a Unisinos é a única universidade não estatal a ter ensino completo em Geologia, isto é, graduação, mestrado e doutorado na área. “Com orgulho, estamos aqui para comemorar juntos e mostrar a nossa história”, destaca, na abertura do evento.

Crédito: Rafael Casagrande

Renata ainda mencionou a importância do apoio dos jesuítas no investimento às ciências naturais. “O PPG de Geologia tem uma grande importância para a história da universidade. Foi o segundo programa de pós-graduação a ser implantado na Unisinos, acabando por consolidar-se como um pilar de uma universidade de pesquisa e também pontapé para que fosse adiante com outros programas”, diz. O pró-reitor acadêmico, Padre Pedro Gilberto Gomes, acompanhou o desenvolvimento do ensino de Geologia na universidade e comemora os bons frutos colhidos desde então. “Mesmo em épocas de crise, Geologia lutou contra tudo e todos para permanecer na universidade. E valeu a pena”, afirma

O PPG em Geologia, segundo a professora Renata, possui uma estrutura consolidada, com um corpo docente de referência nacional. Devido a isso, oferece um ensino bastante qualificado, bem como se torna atrativo também para parcerias com empresas. “Todos os estudos que fizemos, sejam no Brasil ou no exterior, e com as diversas ferramentas que usamos, tem por fim construir e ampliar o conhecimento da história pretérita do planeta e das condições de commodities (óleo, gás, minério). Esse conhecimento pode agregar valor à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país”, acrescenta.

Momentos marcantes dessa trajetória foram trazidos em apresentação pelo professor do programa, Paulo Sérgio Gomes Paim. Com propósito festivo, entre brincadeiras, resgate de fotos antigas e risadas, o professor destacou os principais ganhos desde 1942, quando se iniciaram os estudos sobre minerais, rochas e camadas geológicas, passando por 1973, com a criação do curso de Geologia, e do percurso da pós-graduação nos 25 anos. “Esses 25 anos não representam nem o começo nem o fim”, comemora.

O professor Paim sinaliza a criação do itt Fóssil, em 2006. O itt Fóssil, Instituto Tecnológico de Micropaleontologia da Unisinos, desenvolve pesquisa básica e aplicada em micropaleontologia, com empresas e instituições nacionais e internacionais. Esse ambiente de alta performance dialoga com a proposta do PPG em Geologia, reúne profissionais de excelência acadêmica e de mercado, forma novos cientistas e capacita profissionais, atribuindo à universidade reconhecimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Após a retrospectiva, os presentes foram recepcionados no Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul, na Unisinos, onde puderam contemplar a exposição. O momento de confraternização contou com docinhos e salgadinhos para finalizar a festividade.