Pesquisadores criam sistema para resolver problemas do transporte urbano

Chamada Antares, a plataforma informa sobre itinerários, trocas de linhas, trechos a pé, duração estimada do percurso e tempo de espera

Quem faz uso de transporte público conhece o drama: o ônibus atrasa, passa mais cedo ou sequer aparece e quem sai no prejuízo é o próprio usuário. Se a rota não é planejada, então, sorte daquele que consegue acertar no palpite o horário do coletivo. Para evitar situações como essas e de quebra promover a sustentabilidade, um grupo de pesquisadores da Unisinos criou o Antares, um sistema inteligente que promete resolver alguns dos principais problemas de mobilidade urbana.

“Para que os cidadãos se sintam motivados a usar o transporte público, eles precisam necessariamente de duas coisas: um serviço de qualidade e informações confiáveis.”

Patricia Jaques, pesquisadora

O Antares fornece informações sobre itinerários de ônibus com um diferencial, o cálculo de transbordos, que nada mais é do que o tempo de transição entre um coletivo e outro. E faz mais: avisa aos usuários a respeito de trocas de linhas, trechos a pé, duração estimada do percurso e tempo de espera.

Na rota da sustentabilidade

O sistema foi elaborado como parte integrante do projeto Simtur, formado por 20 pesquisadores de 17 instituições brasileiras e coordenado pela professora Patricia Jaques, da Unisinos. A iniciativa, que finaliza em julho, busca empregar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento de soluções que melhorem o transporte urbano de forma geral, inclusive no que diz respeito aos motoristas de carros particulares.

De acordo com a professora Patricia, o uso em massa de veículos privativos gera a depreciação dos centros urbanos por meio de congestionamentos, desgastes das vias e emissão de poluentes. “Tudo isso impacta na qualidade de vida das pessoas”, diz. “Uma solução para esses problemas é o incentivo ao transporte público, mais sustentável.”

É nesse ponto que entra o Antares: “Para que os cidadãos se sintam motivados a usar o transporte público, eles precisam necessariamente de duas coisas: um serviço de qualidade e informações confiáveis”. Ao detalhar o percurso, o sistema provoca o usuário a deixar o carro em casa, o que diminui a poluição e o congestionamento e evita o desmatamento para construção de vias. Resultado final: cidades mais sustentáveis.

Além disso, o Antares ajuda o usuário a economizar tempo e dinheiro. “Muitas vezes, pegamos um táxi por não saber como chegar num lugar, ou ficamos minutos esperando na parada, porque não temos ideia do horário do ônibus. Essas informações são importantes por isso, para que possamos gerenciar melhor nossas viagens”, ilustra Patricia.

Saiba mais

O sistema está disponível no endereço antares.unisinos.br. Por ora, conta apenas com a versão web, que pode ser acessada também em navegadores de smartphones e tablets. De todo modo, outras melhorias para a plataforma já foram previstas. Entre elas, novas funcionalidades para dispositivos móveis, elementos de gamificação e crowdsourcing.

Sobre esses recursos, a docente explica: “O crowdsourcing tem como meta a atualização constante. Quando há mudança de itinerário por causa de acidente ou manifestação, por exemplo, os próprios usuários podem compartilhar essas informações no sistema para refletir a mudança em tempo real”. Já a gamificação, diz Patricia, “envolve adicionar elementos de jogos, como medalhas, para motivar a participação das pessoas”.

– Acesse: antares.unisinos.br.

– Conheça também o Simtur, que aposta em semáforos inteligentes, sistemas de monitoramento de poluição e bases de informação aos usuários de transporte coletivo: projeto.unisinos.br/simtur.

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