Pesquisador italiano Ezio Manzini vem à Unisinos falar sobre design para inovação social

Atividade integra as comemorações pelos 10 anos do PPG em Design Estratégico

Crédito: Divulgação

Como parte das comemorações pelos 10 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Design Estratégico, a Unisinos receberá, nesta semana (19/03 – 20/03), o professor e pesquisador italiano Ezio Manzini. Conhecido por seu trabalho na área de design para inovação social e sustentabilidade, o convidado ministrará palestras e workshops para os alunos da Instituição no Campus Porto Alegre, onde também lançará um livro pela Editora Unisinos.

Manzini é professor emérito na Barcelona School of Design and Engineering; professor honorário na Politecnico di Milano; professor convidado na Tongji University e na Jiangnan University, além de fundador da DESIS Network, uma rede de escolas e demais organizações ativas na área de design para inovação social e sustentabilidade.

Em sua passagem pela Unisinos, Manzini falará sobre como o design pode contribuir para a construção de uma cidade mais colaborativa. Também abordará a nova cultura do design e a importância de sua dimensão estratégica na realidade contemporânea. Na terça-feira, participará de uma discussão sobre o livro que está lançando em parceria com a Editora Unisinos.

Mais informações sobre os eventos aqui.

Design: quando todos fazem design

Ezio Manzini – Trad. Luiza Araújo

Editora Unisinos

Sinopse do livro: Num mundo em constante transformação todos fazem design: seja individual ou coletivamente, em empreendimentos ou instituições, em pequenas comunidades ou cidades e regiões, as pessoas devem definir e aprimorar um projeto de vida. Às vezes esses projetos geram soluções sem precedentes; outras vezes convergem para objetivos comuns e concretizam mudanças mais amplas. Manzini estabelece uma distinção entre design difuso, realizado por qualquer pessoa, e design especializado, realizado por pessoas com formação em design, e descreve como interagem. Ele mapeia o que especialistas em design podem fazer para desencadear e dar suporte a mudanças sociais significativas, com o foco em formas de colaboração que estão surgindo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar