Palestras marcam os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Os debates aconteceram ontem, dia 28 de agosto, em comemoração as duas décadas de ensino

Foto: Rafael Casagrande

Aconteceu ontem durante todo o dia, a comemoração dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, que contou com palestras de profissionais da casa e de convidados nacionais e internacionais. Em uma das conversas, os professores Antonio Fausto Neto, Ione Bentz e Pedro Gilberto Gomes, com a coordenação de Suzana Kilpp, falaram sobre a história do curso, desde o seu projeto até os dias atuais.

A conversa entre os professores reuniu os atuais colegas docentes da universidade e alunos de mestrado e doutorado, que puderam compreender o que representa essas duas décadas de ensino da pós-graduação. Em um projeto vencedor, os três professores creditam esse fato ao grupo, que colaborou por todo esse tempo com sabedoria especial. “A nota [conceito 6 na avaliação do Capes] é um pontinho final, porque o resto é a construção”, fala Ione.

Na sequência, o professor Adriano Rodrigues, da Universidade Nova de Lisboa, conversou com plateia sobre as características da comunicação, e lembrou os tempos que vinha à Unisinos, em que por oito anos seguidos, desde o início do programa, contribuía com seus conhecimentos. Mais cedo, também foi realizada a palestra “Produção de Conhecimento em Comunicação: Relevância Científica e Social”, com Vera França (UFMG) e Eduardo Morettin (USP).