Novos rumos

Qualificação profissional é a melhor saída para quem deseja reestruturar a carreira

O mercado de trabalho vem sofrendo significativas alterações nos últimos anos e, cada vez mais, os profissionais precisam aliar experiência e formação acadêmica para conseguirem ocupar um lugar de destaque dentro de grandes empresas. Com as dificuldades econômicas e políticas pelas quais o país vem passando, esses requisitos se tornam ainda mais essenciais para quem deseja manter seu emprego ou aproveitar a crise para mudar o rumo da carreira e buscar o crescimento profissional.

A história de Engenheiro Químico, Fabiano Monaiar, comprova esse panorama, de quem está aproveitando o momento para redirecionar a carreira. “Iniciei a minha experiência profissional no primeiro programa de Trainees da Braskem, na área de Inovação e Tecnologia de Polímeros. Lá trabalhei na área da Gestão da Inovação da Unidade Polímeros, da qual me tornei responsável durante 3 anos, totalizando quase 10 anos de empresa. Foi quando recebi uma proposta para assumir a Gestão da Inovação da Tecnologia e Informação na Gerdau. Topei o desafio pelo fato de TI ser uma nova área de conhecimento e poder contribuir na implantação da cultura de inovação, que se construía na empresa, naquele momento. Fiquei lá por 1 ano e 8 meses, sendo desligado por redução de custos”, conta.

O engenheiro, que tem MBA em Gerenciamento de Projetos, reavaliou sua carreira e percebeu que, no caminho por uma recolocação no mercado e para ampliar seus conhecimentos na área de inovação, seria importante voltar a estudar. Por isso, Monaiar se inscreveu no Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos, onde irá desenvolver uma pesquisa em que utilize sua vivência aliada a questões de inovação.

“Acredito que o mestrado profissional me agregará competitividade no mercado de trabalho, complementando a minha experiência prévia com embasamento científico, além de me possibilitar fazer networking e abrir portas para a carreira acadêmica”, avalia. Monaiar busca, futuramente, ter a oportunidade de poder compartilhar sua experiência e aprendizado com alunos. “Contribuir para o crescimento profissional e pessoal de estudantes seria muito gratificante”, encerra.