Na onda do mercado

Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica chega para suprir as necessidades da área de semicondutores

Com o intuito de atender a crescente demanda do mercado, o Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica compõe o portfólio das pós-graduações estrito senso da Unisinos. O curso é o primeiro do gênero no Rio Grande do Sul e o quarto do Brasil, além disso, destaca-se por ser o único a possuir uma linha de atuação em encapsulamento de semicondutores.

Na universidade, a pós trabalha em sintonia com o itt Fuse (Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional) e o itt Chip (Instituto Tecnológico de Semicondutores), também servindo como fonte de cases a serem desenvolvidos e trabalhados nos institutos. “Os itts contam com equipamentos de última tecnologia e com profissionais treinados, que têm experiência na indústria”, comenta o coordenador do curso, Eduardo Luis Rhod.

O mestrado conta com duas linhas de atuação, uma voltada para Manufatura Eletrônica e Encapsulamento, e a outra, a Controle e Automação. As duas tentam suprir as necessidades do mercado, que se encontra extremamente favorável. “Prova disso é o grande déficit de profissionais com formação e mestrado nas áreas de engenharias, principalmente as relacionadas com as altas tecnologias”, reforça Rhod. Segundo o professor, a indústria gaúcha se caracteriza fortemente como sendo de transformação e, por isso, quem tem o perfil formado pela linha de Controle e Automação possui grandes oportunidades. “Já a linha de Manufatura Eletrônica e Encapsulamento está em franco crescimento no Rio Grande do Sul.”

Diferentes cargos

Com a conclusão do curso, a gama de oportunidades é enorme e não se restringe apenas a alguns cargos. O pós-graduado vai poder trabalhar na gerência de projetos de engenharia elétrica e eletrônica, ou com pesquisa e desenvolvimento de soluções inovativas para as empresas da área. Ainda, na resolução de problemas de engenharia, em funções especializadas em processos de transformação e automação industrial e na indústria de SMT (Surface Mount Technology).

Outras informações sobre o curso no site da Unisinos.