Mestrado em Engenharia Civil comemora centésima banca

Evento reuniu professores, alunos e egressos do PPGEC

Crédito: Rodrigo W. Blum

No último dia 31 de março, ocorreu uma solenidade em comemoração a centésima banca do Mestrado em Engenharia Civil da Unisinos. Na ocasião, foi realizado o descerramento da placa com os nomes dos 100 primeiros mestres formados pelo PPGEC.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Luciana Paulo Gomes, celebrar esse número expressivo de conclusões no mestrado é também lembrar os 10 anos que já se passaram desde as primeiras reuniões para a elaboração do projeto do curso.

“Dos 100 Mestres aqui titulados, hoje 50% atuam na docência, trabalhando com conceitos como gerenciamento de resíduos baseados na gestão, além de técnicas e processos para a reciclagem com a produção de novos materiais, seja com aplicação na construção civil, seja na indústria ou no saneamento”, comentou a professora.

Luciana apontou ainda, que atualmente o programa é formado por 10 professores permanentes e 2 colaboradores. “No último triênio aumentamos nosso conceito para 4. Publicamos desde a abertura do programa 111 artigos em periódicos qualificados, com inúmeras participações em eventos nacionais e internacionais”, ponderou.

Ela falou também da expectativa quanto ao retorno da CAPES refente ao penúltimo relatório do quadriênio atual. “Esperamos chegar ao conceito 5. Atingindo esta meta poderemos atuar em Minters – Mestrados Interinstitucionais, que permitem que alcancemos parcerias com outras instituições, essas com programas recentes e menos experiência. Atingiremos assim outras localidades, algumas mais distantes e professores que precisam da qualificação em suas carreiras, mas que ao mesmo tempo não podem sair de suas outras atividades docentes”, enfatizou.

A coordenadora ressaltou que o próximo passo é a implementação do Doutorado. “O Doutorado em Engenharia Civil seguirá a estratégia do Mestrado. A área de concentração e as linhas de pesquisa serão as mesmas: Otimização de processos para a minimização de resíduos e Reciclagem e disposição final de resíduos, completou.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar