MBAs da Unisinos estão entre os melhores do Brasil

Pesquisa realizada pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente - IBRC e pela Revista Você S/A aponta a universidade como uma das melhores do país

Foto: StudioMe

Para quem busca ampliar seus conhecimentos profissionais, uma ótima opção são os cursos de MBAs. Aplicados ao mercado de trabalho, esse tipo de especialização costuma impulsionar a carreira de quem escolhe se aprofundar na área.

Mas antes de optar por um MBA, é preciso saber como esse curso é reconhecido no mercado de trabalho. Por isso, pesquisas que apontam avalições e rankiamento de instituições, que oferecem especialização de lato senso, são tão importantes na hora de escolher que caminho seguir.

Diferente dos cursos de Mestrado e Doutorado, que são avaliados periodicamente pelo Ministério da Educação (MEC), os MBAs são avaliados por institutos menos acadêmicos e mais mercadológicos, como é o caso do IBRC e da Revista Você S/A. A última avaliação, realizada em 2016, se dividiu em três fases: visão dos empregadores, visão das escolas e visão dos alunos.

O resultado da pesquisa apontou 13 instituições como referência entre as melhores universidades do país, entre elas, está a Unisinos. O método de avaliação, traz para o ranking as instituições que são citadas, espontaneamente, por executivos de RH de todo o Brasil, durante a primeira etapa da pesquisa. “A pesquisa consulta executivos de empresas responsáveis pela contratação de pessoas e alunos egressos das instituições mais citadas pelos executivos. Então, isto reforça o reconhecimento do mercado empregador e dos alunos que fizeram o curso”, explica o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada, Francisco Zanini.

Para o professor, estar entre os melhores MBAs do país é muito gratificante, já que a área de pós-graduação lato senso, caso do MBA, tem pouca regulação no Brasil. Segundo ele, isso determina duas coisas: a) a oferta de produtos é muito grande e a concorrência é enorme; e, b) com pouca regulação, o MEC não realiza rankings de universidades. “O reconhecimento que vem da revista é um reconhecimento do mercado. Isto significa o reconhecimento de quem contrata pessoas. Se quem contrata nos recomenda, é uma grande conquista”, comemora Zanini.

O curso de MBA alia teoria e prática, como é feito no dia a dia das empresas. “Quem busca uma especialização deve procurar uma instituição que seja reconhecida por seus méritos acadêmicos, que dão a base do MBA, mas que também tenha em seus quadros, profissionais experientes, executivos e consultores, que colocam em prática, no âmbito das suas empresas, aquilo que ensinam”, complementa Zanini.

Segundo o gerente dos MBAs, Marco Borges, o executivo precisa desenvolver competências em avaliação de cenários, visão estratégicas e trabalho colaborativo. Além disso, deve ter vivência internacional e capacidade inovadora/empreendedora para alavancar os resultados. “Acredito que esses foram os principais elementos que alavancaram o reconhecimento da Universidade. Estar neste ranking junto com instituições brasileiras sérias, demonstra que o empenho da Unisinos em oferecer uma formação sólida e alinhada às necessidades das empresas para o desenvolvimento executivo está sendo reconhecido pelo mercado”, finaliza Borges.

Os cursos de MBA da Unisinos estão com inscrições abertas. Desconto especial e curso de inglês a distância, por seis meses, para quem se inscrever até 09/01. Para mais informações acesse www.unisinos.br/mba-e-especializacao.