Marina Silva fala sobre desafios da sustentabilidade no Brasil

Palestra ocorreu no Campus São Leopoldo

Crédito: Janaína Costa

Na noite de sexta-feira, 27 de outubro, o Campus São Leopoldo da Unisinos recebeu a visita da historiadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que falou aos alunos sobre os desafios da sustentabilidade no Brasil.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade. O coordenador do curso, professor Carlos Gadea, deu as boas-vindas à palestrante: “O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais fica muito feliz em receber Marina Silva nesta à noite, para falar sobre um tema que é importante para todos nós”.

No mês de setembro, Marina discursou sobre o mesmo assunto em evento da Organização das Nações Unidas (ONU), a convite do presidente da França, Emmanuel Macron. Em sua vinda à Unisinos, a ambientalista ressaltou a importância de a sociedade “colocar a ética a serviço da transformação que é preciso ocorrer no mundo”.

“A mudança para o modelo de desenvolvimento sustentável não vai vir nem por uma ruptura abrupta nem por uma transição demorada. Eu costumo dizer que ela vai vir por uma mutação possibilitadora; é o próprio tecido social se movendo para produzi-la”, afirmou, destacando a responsabilidade de todos em assegurar as condições que promovam a continuidade da vida.

Crédito: Janaína Costa

Em sua fala, Marina lembrou que cerca de 30% da capacidade de regeneração do planeta já está comprometida e fez uma ligação entre a ação do homem e a reação do meio ambiente. A palestrante citou fenômenos como aquecimento global, elevação do nível dos oceanos e poluição atmosférica, relacionando suas causas. Por fim, concluiu: “Sustentabilidade não é apenas maneira de fazer. É maneira de ser, visão de mundo”.

Após a palestra, a conferência seguiu com um momento de perguntas e respostas.