Internacionalização: saberes, solidariedades e cidadania global

Tema é debatido na semana acadêmica do PPG em Educação

Crédito: Rodrigo W. Blum

Esta semana o Programa de Pós-Graduação em Educação está com a agenda cheia. A Semana Acadêmica promove a integração de docentes e discentes do PPG, e tem como objetivo o debate Internacionalização: saberes, solidariedades e cidadania global. As atividades iniciaram nesta segunda-feira, dia 2 de abril, com recepção e integração dos acadêmicos ingressantes do mestrado e doutorado com os professores.

Hoje, dia 3, no auditório Bruno Hammes, ocorreu a abertura oficial do evento. A solenidade teve a presença da professora decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini Lopes, que questionou como vamos pensar na Educação para o século XIX e afirmou que isso é um desafio não só das escolas, mas de todas as instituições de ensino, inclusive da universidade. A professora coordenadora do PPG, Eli Terezinha Henn Fabris, também esteve presente e caracterizou a educação em três princípios: compromisso com o coletivo, compromisso ético, político e acadêmico social e internacionalização.

Após a apresentação das professoras, o Grupo de Dança da Escola Santa Marta interpretou uma coreografia de dança folclórica latino-americana.

No final da manhã, o professor Danilo Romeu Streck ministrou a conferência de abertura Educação e internacionalização na América Latina: entre mitos, realidade e necessidade. Na oportunidade, Streck afirmou que, apesar de não ser um termo recente, a internacionalização ganhou novo sentido, a partir das ideias do século XX, “com caráter que abrange todas as esferas da instituição de ensino”.

As atividades da Semana Acadêmica se estendem até amanhã, dia 4. Para saber mais sobre a programação, acesse site do evento.