Foco em energia

Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica estuda as áreas energéticas

Pode ser na análise de sistemas, eficiência energética, gestão de energia ou otimização de processos. As opções são tantas e as pesquisas não param quando se fala em Engenharia Mecânica. E pensando em aperfeiçoar o profissional para esse mercado de trabalho, a Unisinos conta com o Mestrado Acadêmico na área.

“É um mercado em crescimento visto que as empresas cada vez mais buscam aprimorar seus produtos, mesmo em época de crise. As empresas necessitam de profissionais capacitados a desenvolver novos conhecimentos utilizando uma metodologia correta”, afirma o coordenador do curso, Paulo Wander.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Unisinos promove a formação de profissionais que buscam aprimorar o conhecimento na área de energia e da pesquisa acadêmica. O curso é direcionado para profissionais de engenharia e áreas relacionadas, como por exemplo, arquitetura, física, química e matemática.

Paulo destaca que com o Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica o aluno aprende a pesquisar o que existe de mais moderno na área. “Com essas habilidades e competências o profissional está apto a exercer atividades voltadas à inovação de produtos, processos e ao treinamento de outros profissionais na sua área de especialidade”, completa.

O Mestrado Acadêmico trabalha em duas linhas de pesquisa. “Na linha de Sistemas o aluno pesquisa com mais profundidade detalhes dos equipamentos e fluidos. Na de Gestão estuda-se um conjunto de equipamentos e sua integração”, explica o coordenador. O curso, focado nas energias renováveis, trabalha também as convencionais, entre outras aplicações.

A energia é um dos elementos necessários para o desenvolvimento econômico sustentável da sociedade. O Mestrado Acadêmico da Unisinos é recomendado pela Capes e possibilita aos alunos um contato com pesquisas e tecnologia de ponta que auxiliam na formação.

Outras informações sobre o curso você confere na página do Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica da Unisinos.