Doutorado em Design

Aula Inaugural do curso acontece na próxima quarta-feira, 19 de outubro

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, acontece a aula inaugural do curso de Doutorado em Design. O evento será na Sala Santander, no Campus Porto Alegre, às 18h. A palestra será ministrada pelo professor Pieter Desmet, da Delft University of Technology.

Conheça o palestrante

Pieter Desmet é professor de Design de Produto na Delft University of Technology, na Holanda. Há cerca de 20 anos ele, em suas pesquisas, busca entender como os objetos podem ser projetados para provocar experiências positivas nas pessoas. “Em minha pesquisa e em minha atuação como professor, tenho constantemente tentado encontrar padrões. Quais produtos mais contribuem para experiências positivas? Quais características particulares de design para ‘sentir-se bem’? Podemos achar tais padrões? Depois de 15 anos, estou confiante em dizer que a resposta é: Não. Em todos esses anos, não encontrei padrões convincentes, nem previsibilidade. Então descobri que estava procurando no lugar errado. Os padrões não estão nos produtos, mas em pessoas”, afirma Peter.

Para o professor, o design é parte da nossa rotina e pode ser uma fonte inesperada de conhecimento sobre as pessoas. “Mais e mais pessoas buscam entender suas paixões pessoais, metas, e motivações, na busca por autonomia e bem-estar. Nós devemos acreditar que respostas estão dentro de nós, e não em produtos que nos cercam”, observa e ainda explica que nossa relação com os objetos também faz parte desse aprendizado. “Aqueles que usamos, dependemos, desejamos e descartamos; todos estes produtos podem nos ensinar algo sobre nossos objetivos, nossos valores, nossas necessidades e nossas virtudes”, finaliza Pieter.

Local: Sala Santander – Campus Porto Alegre
Evento: Aula Inaugural Doutorado em Design