Culturas diferentes visitam o GMAP

Aluna da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, cumpre período sanduíche na Unisinos

Foto: Rodrigo W. Blum

A projeção de uma universidade global é construída através da tradição e investimento em grupos de pesquisa. Todos os semestres, a Unisinos recebe estudantes estrangeiros que circulam pelo campus São Leopoldo com o objetivo de desenvolver e aprofundar dissertações e teses.

Durante três meses, Chayanan Lertweeranontharat, uma tailandesa, carinhosamente chamada de Miu, foi acolhida pelo Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem (GMAP) a fim de elaborar sua dissertação de mestrado.A estudante está originalmente matriculada no curso de marketing da Business School da Universidade de Lancaster.

A pesquisa de Miu será focada na gestão do banco de dados de uma grande empresa, tentando definir seu posicionamento mercadológico. “A companhia está procurando uma base de dados que contenha todas as informações dos consumidores para que eles consigam analisar o relacionamento da empresa com o cliente. A partir do relatório final, será possível verificar a vantagem competitiva da companhia”, explica.

O GMAP foi escolhido porque os mestrados ingleses têm uma característica de pesquisa aplicada. Os projetos no Brasil, e em específico do grupo de pesquisa da Unisinos, têm uma grande procura pelos alunos de Lancaster.

Um lugar silencioso para os estudos

Miu voltará para a Unisinos se tiver chance. O trabalho em conjunto com professores e alunos e a conveniência da universidade foram os aspectos mais significativos nessa passagem pelo Brasil. “Na Inglaterra é difícil encontrar um lugar onde estudante possa trabalhar junto com seu professor, mas ouvi dizer que aqui tem muitos grupos de pesquisa onde eles trabalham juntos. Lá você conversa com seu professor quando marca horário ou passar no seu gabinete, mas é difícil encontrar a oportunidade de compartilhar experiências”, comenta.

“É uma ótima universidade. Eu gosto. É muito conveniente, tem tudo o que você precisa aqui. Bancos, restaurantes, farmácia e muitas outras coisas. As pessoas daqui são muito legais, especialmente as do GMAP que me ajudaram a muito. É tranquilo, silencioso e longe da cidade, do barulho. É pacífico”, finaliza a mestranda.