Competição elege os melhores da comunicação científica no Brasil

Vencedor ganhará uma viagem para disputar a etapa final na Inglaterra

Crédito: Divulgação

Estarão abertas até 11 de março as inscrições para a terceira edição do FameLab – o maior concurso de comunicação científica do mundo que acontece em 32 países simultaneamente. A Unisinos foi uma das instituições convidadas a participar da competição, que é organizada pelo British Council.

Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Para participar basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita pelo site FameLab, onde também constam as regras do concurso.

Jovem palestrando no evento FameLab. Crédito: Divulgação

Os autores dos 30 melhores vídeos, julgados pelo conteúdo, clareza e carisma, viajarão com tudo pago para o Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico em comunicação, entre os dias 23 e 27 de abril. Eles se apresentarão ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados. Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra.

No Brasil, o FameLab 2018 conta com a parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Faps participantes do edital; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar