Uma inspiração para todos nós

Aluna do GIL relata sua experiência

No dia 26 de abril, os alunos e professores do curso de Gestão para Inovação e Liderança da Unisinos desfrutaram a incrível oportunidade de realizar uma visita ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre. O grupo foi guiado por ninguém menos do que Eva Sopher, uma das maiores personalidades da cultura brasileira. Mundialmente reconhecida por ter sido capaz de reerguer o local das ruínas, dona Eva, prestes a completar seus 92 anos, continua no comando desse símbolo da arte e da cultura do nosso estado. Eu, como aluna do curso, fiquei emocionada ao saber que dona Eva estava disposta a compartilhar um pouco de sua história e seus sonhos conosco.

Ao entrarmos no teatro, fomos recebidos na porta por dona Eva, uma senhora pequenina e com um sorriso nos lábios. Ela convidou-nos a explorarmos o espaço enquanto o público ainda não estava presente. Já nesse momento, pude perceber o orgulho dela pelo teatro. Após tirar uma foto com todo o grupo, Eva Sopher conduziu-nos pelos bastidores, contando os detalhes e as dificuldades de construir cada espaço. A cada história que contava, eu ficava cada vez mais maravilhada com a sua paixão pela cultura e determinação em cultivá-la em nosso estado.

Eva aceitou ser responsável pela restauração do Theatro São Pedro não pela carreira profissional, muito menos por questões financeiras, mas sim pelo amor à cultura e às artes. Dona Eva sabia que Porto Alegre precisava daquele espaço, reconhecia que uma cidade sem cultura não avançaria e que ela não podia recusar a proposta. Assim, há exatos 40 anos, decidiu dedicar-se ao máximo àquele prédio caindo aos pedaços. Ela sonhava que algum dia ele voltaria a ser um espaço que traria cultura à nossa nação. Dona Eva teve de saber lidar com obstáculos, desde a falta de recursos financeiros até governos querendo retirá-la do cargo. Hoje, percebemos o quanto o empenho dela foi importante para a nossa cidade e o quanto a sua determinação serve de inspiração tanto para nós, futuros empreendedores, quanto para todos que possuem sonhos altos e duvidam de si mesmos.

Quando o público do Theatro São Pedro e os artistas que lá se apresentam encontram tudo tão bem cuidado e bem-feito, não imaginam o quanto foi difícil construí-lo, e como ainda é trabalhoso mantê-lo assim. Dona Eva afirmou que, se há 40 anos já era difícil conseguir apoio e dinheiro para a sua reconstrução, atualmente está ficando quase impossível. Ao ouvir essas palavras, pude refletir sobre todos os investimentos financeiros que poderiam concluir a construção do Multipalco e ajudar a mantê-lo e são desperdiçados ou mal utilizados. Com tantos novos empresários e empreendedores em nosso estado, deveria-se conhecer melhor a importância da cultura para incentivá-la ao máximo. Infelizmente, não é isso que acontece.

Contudo, mesmo com pouco apoio financeiro e governamental, Dona Eva é um exemplo de perseverança, ousadia e paixão. É uma pessoa que teve disciplina para encarar os desafios que lhe foram impostos e procurou realizá-los da maneira mais carinhosa e atenciosa possível. Graças a ela, temos o Theatro São Pedro, um patrimônio cultural brasileiro, que recebe cultura e artes de todo o mundo. Foi um prazer indescritível ter a companhia de dona Eva na visita e poder compartilhar sua sabedoria e paixão pelo o que faz. Mesmo com 91 anos, ainda é possível perceber a sua energia incrível e competência, que a mantém no comando do Theatro São Pedro há 40 anos.

Tenho certeza que essa visita marcou a vida de meus colegas e professores para sempre e que essa pequena senhora, com espírito indomável, servirá de inspiração para nossos futuros projetos. Concluo com a resposta de dona Eva sobre o que ainda a motiva a acreditar no teatro, mesmo depois de passar por tantos obstáculos: “A teimosia”, afirmou, com um sorriso no rosto. Afinal, um pouco de teimosia é ótimo quando temos um objetivo tão bonito e ousado para as nossas vidas.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar