Os degraus para o sucesso

Confira algumas dicas para evitar erros na carreira profissional

Foto: iStock

As pessoas buscam diariamente o sucesso na vida profissional. Ou seria a busca pelo melhor salário, estabilidade financeira, realização na carreira e mais tempo livre para viagens ou curtir com a família? São muitos os benefícios e também muitas as responsabilidades. Independentemente disso, não são todos que conseguem chegar lá. Alguns desistem no meio do caminho e outros nem sabem por onde começar.

Então, como alcançar o sucesso na vida profissional? Coach Executiva, Roberta Barossi afirma que antes de pensar como alcançar o sucesso, precisamos identificar o que é sucesso para cada um de nós. Especialista no assunto, ela é professora da Unisinos nos MBAs em Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica em Compras, Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, Marketing e Vendas, Marketing Estratégico e Gestão de Negócios em Saúde. Tutora na Graduação em diferentes cursos e mestre em Administração.

A especialista sugere o autoconhecimento como o primeiro passo rumo ao sucesso. “A partir do momento que soubermos o que é sucesso para cada um de nós, nos conhecermos com maior propriedade, identificarmos nossas forças e fraquezas, saberemos a carreira adequada a seguir e como planejar cada etapa para alcançar, daí sim o tão merecido sucesso”, afirma Roberta.

Para o professor de Pós-MBA em Liderança da Unisinos, Ederson Locatelli, é preciso se preocupar com a atualização constante, ou seja, estar informado sobre as discussões da área. É necessário estar sempre aprendendo. Ele também destaca a importância de ser conhecido e reconhecido pelo trabalho desempenhado na vida profissional.

O sucesso nem sempre tem a mesma definição para todos. Alguns consideram como o reconhecimento profissional e uma condição financeira mais confortável. Outros avaliam como trabalhar menos e ter mais tempo para a família. Seja qual for a sua definição, um caminho precisa ser trilhado para que metas sejam atingidas. Roberta destaca oito pontos que são essenciais para alcançar o sucesso na vida profissional:

1) Autoconhecimento – fundamental para saber o que se gosta de fazer, quais os seus valores na vida e como reage às situações;

2) Planejar a carreira – identificar seus objetivos de carreira, definir metas e ações para alcançá-los, de forma consistente;

3) Manter o foco – a partir do planejamento definido, manter-se focado no seu objetivo. Se você não fizer, ninguém fará por você;

4) Pró-atividade e atitude – não esperar que as oportunidades e o seu desenvolvimento “caiam do céu”. O sucesso só depende de você. Somos o reflexo das nossas atitudes, quanto mais fizermos por nós, mais eficiente será o resultado;

5) Visão do todo – conhecer aquilo que nos cerca e o cenário atual em que vivemos é fundamental para sabermos como e quando agir;

6) Liderança – ser líder de você mesmo e definir suas metas;

7) Inteligência emocional – saber lidar com as suas emoções e as emoções dos outros, assim como conhecê-las. Habilidade de relacionamento interpessoal e automotivação;

8) Foco em resultados – a partir das etapas acima construídas e desenvolvidas, manter o foco no alcance das suas metas. Não trabalhar apenas com as metas da empresa, mas também criar e focar nas suas metas pessoais.

Roberta ainda destaca os três erros mais comuns que travam o sucesso na vida profissional: não investir em conhecimento e capacitação técnica constante; focar todo o seu sucesso somente em resultados numéricos ou materiais alcançados; e não focar nas relações, tanto no ambiente profissional quanto pessoal.

Foto: iStock

Ela explica que um ambiente de trabalho harmônico deixa as pessoas mais felizes e consequentemente traz o sucesso, pois o trabalho passa a ser desenvolvido com brilho no olho. “Quanto ao conhecimento, é fundamental o investimento constante. Cada vez mais somos avaliados pelos nossos diferenciais, e quem investe em si mesmo sai na frente sempre, além de estar sempre atualizado pelo que está acontecendo e quais as principais tendências”, afirma.

Ederson concorda que é preciso estar preparado para as oportunidades quando surgem. “Eu acredito que o primeiro passo seja a formação e, alinhado a isso, a experiência profissional na área, pois teoria e prática devem andar juntas”. Ele ainda completa destacando a importância da qualificação. “Não somente titulação com uma graduação, especialização, mestrado e doutorado, mas também cursos que vão compondo um currículo consistente”, conclui.

A Unisinos é considerada a melhor Universidade da Região Sul do Brasil e acredita na educação para toda a vida. Pensando no futuro, oferece uma diversidade de cursos. Prepare-se para as oportunidades e esteja sempre atualizado. Informações sobre os cursos você confere em www.unisinos.br.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar