Gastronomia e empreendedorismo: uma receita de sucesso

Gastronomia e empreendedorismo: uma receita de sucesso

A área da Gastronomia ganhou visibilidade e glamour nos últimos anos. Mas a que se deve esse crescimento? Segundo a professora Flávia da Silveira, coordenadora do curso de Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação, ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente. Para a docente, a mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor.

“O aumento da exigência dos clientes consumidores, que realizam suas refeições fora de casa, aliado ao aumento considerável do turismo interno são fatores, que demonstram o importante espaço para ser explorado por pessoas que queiram empreender na área gastronômica no país”, destaca. “Nos últimos anos a culinária mudou muito, de atividade limitada à cozinha doméstica, para uma profissão que trabalha com nutrição, técnicas avançadas, inovação e arte”, complementa.

Esse novo panorama tem levado muitos jovens para os cursos de Gastronomia, já que cada vez mais competências são exigidas de um profissional que deseja se especializar na área. “O curso Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação busca formar um profissional ético, criativo e ecologicamente responsável, que respeita o meio ambiente e o sujeito em suas particularidades culturais”, ressalta Flávia.

Para a professora, a área da Gastronomia proporciona um caminho relacionado à realidade do prazer e da paixão de cozinhar. “O prazer de cozinhar é multifacetado e está relacionado com descobrir novos ingredientes, novos sabores e executar técnicas e ideias que nos levam à cozinha e produzem emoção nas pessoas”, explica.

Flavia diz que é importante entender a alimentação também como um elemento de socialização das novas dinâmicas sociais. “Pensar em possibilidades gastronômicas é pensar nos aspectos sensoriais e, efetivamente, como se pode evoluir do ponto de vista gustativo. Cozinhar é um meio de sociabilidade, que acolhe e agrega pessoas”, conclui.

Conheça outros cursos na área em: unisinos.br/especializacao.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar