Vestibular de Verão 2018

Provas acontecem durante todo o dia nos campi e polos

Crédito: Roberto Caloni

Mais de seis mil candidatos disputam vaga nos mais de 70 cursos de graduação da Unisinos durante esse sábado, 18 de novembro. O Vestibular de Verão 2018 da Unisinos, iniciou às 9h30 com a prova de redação e segue até o final da tarde. Atividades foram preparadas para esperar os vestibulandos e seus acompanhantes, tanto no Campus São Leopoldo, quanto no Campus Porto Alegre.

Na capital, os cursos mais concorridos são: Administração – Gestão para Inovação e Liderança, Direito, Gastronomia e Psicologia. Já em São Leopoldo, a maior procura é pelos cursos de: Biomedicina, Realização Audiovisual, Relações Internacionais, além de Gastronomia e Administração – Gestão para Inovação e Liderança. As provas também são aplicadas nos polos de Educação a Distância (EAD).

Prova de Redação

Durante a manhã, os vestibulandos tiveram que realizar a Prova de Redação, em que a tarefa foi escrever um texto argumentativo com a extensão máxima de 35 linhas. Os estudantes puderam optar entre dois tópicos, qual seria o assunto que iriam trabalhar em seus textos.

O caderno de provas, entregue aos candidatos, trazia material sobre as duas propostas. O tema um, da Prova de Redação, falava sobre economia colaborativa e como esse tipo de atividade funcionaria ou não no Brasil. Já a proposta dois, enfatizou como o sofrimento age nas nossas vidas, se nos amadurece ou nos torna receosos e apáticos diante dos obstáculos do dia a dia.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Júlia Boesing, candidata a uma vaga no curso de Jogos Digitais escolheu a proposição um. “Escolhi escrever sobre economia colaborativa porque achei que saberia falar mais sobre esse tema. Acho que fui bem”, destacou a estudante.

Miguel Barbosa, que presta vestibular para o curso de Fisioterapia optou pelo segundo tema e justificou sua escolha. “Escolhi falar do sofrimento e de como ele nos faz amadurecer porque já passei por algumas situações parecidas e me senti mais à vontade, pois tinha mais conhecimento”, afirmou.

A prova de redação vale 10 pontos, e o candidato tem duas horas para produzir o texto com enfoque na proposta escolhida. São avaliados: conteúdo, adequação linguística e apresentação.

Prova Objetiva

O turno da tarde será dedicado às questões objetivas. A prova começa às 14h e segue até 18h. Quem já completou 25 anos ou concorre a uma vaga nos cursos EAD está dispensado dessa segunda etapa. Os demais têm uma tarde de muito raciocínio pela frente.

É o caso das amigas Julia Teixeira e Millene Cabral que buscam vaga nos cursos de Moda e Nutrição, respectivamente. Elas contam que encontram mais dificuldade com as exatas. “É mais complicado, mas a gente se preparou bastante para a prova”, afirmou Julia.

Crédito: Roberto Caloni

Para a vestibulanda Laura Metz que tenta uma vaga no curso de Relações Internacionais, a maior dificuldade é com a disciplina de Física. “Compenso com português e língua estrangeira que tenho mais facilidade, optei por inglês na prova. Estudei bastante desde o início do ano. A escolha da Unisinos foi pela qualidade, por ser bem classificada entre as universidades”, contou.

A prova objetiva é composta por 50 questões de Língua Portuguesa; Ciências Humanas e Cultura Geral; Ciências Exatas; Ciências da Natureza e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol). Os candidatos terão quatro horas para responder às perguntas.

Vitória Schmitz está tranquila com a prova que fará durante o turno da tarde. A candidata disputa uma vaga no curso de Nutrição. “Tenho dificuldade em física, mas estudei bastante e me preparei bem para o vestibular. Escolhi a Unisinos porque além da infraestrutura é muito bem localizada”, explicou.

Já Gabriela Toledo conta que tem mais dificuldade com as Ciências da Natureza. Ela tenta uma vaga no curso de Relações Internacionais. Apesar da dificuldade com algumas disciplinas, ela garante que está tranquila. “Me preparei muito para a prova, estudei bastante”, destacou.

O gabarito das provas será divulgado hoje mesmo, após o término do processo seletivo. Todas as informações no site do Vestibular Unisinos.