Unisinos realiza primeiro vestibular após ampliação do Campus em Porto Alegre

As provas acontecem hoje, 11/06, durante todo o dia

Crédito: Roberto Caloni

Vestibular de Inverno Unisinos 2017 movimenta o Campus Porto Alegre neste domingo, 11/6. Durante todo o dia, os vestibulandos têm seu conhecimento testado em busca de uma vaga. É o primeiro vestibular da Unisinos após a ampliação do Campus na capital. São ofertados 17 cursos de Graduação presencial e 13 EAD. Os cursos com maior procura são: Administração, Enfermagem, Gastronomia e Psicologia.

Rafael Pedó disputa uma vaga para o curso de Engenharia Civil. “O tema de redação será uma surpresa para mim e na prova da tarde encontro maior dificuldade em Física. Mas, minha expectativa é conseguir passar. A minha escolha pela Unisinos foi por já conhecer a Universidade e achar muito boa”, conta.

Crédito: Roberto Caloni

Já Luisa Galetto busca uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo. E ela conta que estudou bastante para tentar garantir uma vaga. “Meu pai já estudou na Unisinos e eu gosto da Universidade. Espero ir bem. Tenho dificuldade em matemática, mas fiz cursinho e me preparei”, completa.

A Unisinos tem a melhor Graduação privada do Brasil, entre as universidades. Os dados são da avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). O Campus Unisinos Porto Alegre é um espaço inspirado em referências internacionais. Um local de aprendizagem integrada, baseado nos pilares da Inovação, Cultura e Ação Social.

“Com o processo seletivo abrimos a Unisinos Porto Alegre ainda mais para a interação com a cidade. É um dia em que temos a circulação de muitas pessoas, além dos vestibulandos, o que torna o Campus ainda mais presente em Porto Alegre. Estamos aqui com um grupo de professores, coordenadores, funcionários e alunos, recebendo os vestibulandos e as pessoas que quiserem conhecer nosso Campus”, destaca o diretor da Unidade de Graduação, Gustavo Borba.

E para os familiares, enquanto aguardavam os vestibulandos terminarem a prova, a Praça do Vestibular oferecia um espaço com computadores com acesso livre à internet, chimarrão, café e algumas guloseimas.

Um campus com base na sustentabilidade

As provas acontecem na Torre Educacional que tem oito andares e capacidade para até oito mil alunos, em três turnos. Abriga salas de aula, laboratórios e Biblioteca. O empreendimento com uma área total construída de 55 mil m² dispõe de estacionamento com cerca de mil vagas, além de bicicletário. Na capital, o mobiliário e o próprio desenho das salas rompem blocos conceituais clássicos em busca da inovação por meio de interações.

As paredes das salas de aula foram revestidas por uma tinta especial para possibilitar uma metodologia diferente e proporcionar a construção coletiva do conhecimento. Os móveis das salas de aula foram desenvolvidos de forma especial para a universidade em parceria e colaboração de professores e escritórios de design. Além de uma Biblioteca mais tecnológica, com automação nos serviços de empréstimo e devolução.

O Campus Porto Alegre é um complexo com prédios, que engloba o Prédio de Laboratórios, localizado na Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744, e a Torre Educacional, o Teatro e o Espaço Unisinos, localizados na Av. Nilo Peçanha, 1640. Um campus construído com base na sustentabilidade, a fim de minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente e promover a economia dos recursos naturais.

Crédito: Roberto Caloni

Para Borba, o grande diferencial da Unisinos em Porto Alegre é a inovação presente nos cursos. “Isso se desdobra nos currículos integrados e organizados a partir de competências, nos laboratórios que temos no prédio da Luiz Manoel Gonzaga, nas salas de aula do prédio da Nilo Peçanha, que se configuram como espaços flexíveis e de interação. E também nos professores que atuam como mediadores no processo de disseminação e de construção coletiva do conhecimento”, completa.

No próximo semestre, os alunos vão poder contar com o Espaço Unisinos, um lugar de convivência e de serviços de conveniência junto ao campus. Além do Teatro Unisinos, mais uma opção de espaço para conhecimento, cultura e arte na capital. O empreendimento ainda conta com uma passarela que interliga o campus ao Colégio Anchieta, com acesso público através das calçadas.

O Campus Unisinos Porto Alegre é um lugar de encontros. Ele foi projetado para o convívio: para promover a empatia, incentivar práticas coletivas e estimular o processo de aprendizagem em todas as suas instalações, sobretudo na sala de aula, que é onde mais transparece essa relação.