Projeto Jornal na Sala de Aula estimula o uso de reportagens como material didático

Curso será oferecido a professores de escolas públicas e privadas em EAD

Nesta quarta-feira, 02 de julho, às 9h, ocorreu, no anfiteatro Pe. Werner, o lançamento do MOOC (Massive Open English Course), do projeto Jornal em Sala de Aula, para professores de escolas públicas e privadas de diversos municípios do Sul do país. O projeto é uma iniciativa do Grupo Sinos e a Unisinos será a primeira universidade a viabilizar a capacitação de professores por meio de um curso a distância. O encontro capacitará docentes de anos iniciais do Ensino Fundamental a utilizarem jornais em sala de aula, com vistas ao aprimoramento de habilidades como leitura e escrita.

Promovida pela graduação de Pedagogia, modalidade Educação a Distância, a iniciativa quer ampliar saberes por meio da reflexão crítica construtiva, além de incentivar a capacitação digital. “A escolha por essa modalidade [EAD] foi feita justamente por permitir a organização de um espaço virtual em que recursos e materiais contribuem para interações entre os participantes”, comenta Patrícia Grasel, coordenadora do curso na instituição.

Estiveram também presentes no evento, a Gerente de Desenvolvimento de Ensino, da Unidade Acadêmica de Graduação, Isa Mara Alves e o diretor de Relações com a Comunidade do Grupo Sinos, Miguel Schmitz. Ele enfatizou que a proposta do Jornal NH com o projeto é fazer com que os alunos adquiram o hábito da leitura. “É exatamente nessa fase que as crianças criam gosto por ler e o que mais os leva ao hábito é o exemplo”. Ainda acrescentou que cabe aos professores incentivarem seus alunos nesse processo. Isa Mara ressaltou que a parceria entre a Unisinos e o Jornal NH nesse projeto impulsionará a excelência e inovação na educação e a valorização da escola e do professor.

No evento, a professora Beatriz Fischer ministrou uma palestra sobre Gestão Escolar, com o objetivo de divulgar a importância de um novo espaço educativo. Em sua fala, a professora frisou a necessidade de atualização constante dos docentes. “A formação do docente deve ser continuada e nos formamos todos os dias, aprendemos em cada ação”, destaca. Segundo Beatriz, os profissionais devem estar comprometidos com o objetivo da escola na sociedade, de ensinar e formar cidadãos, avaliando as possíveis interferências no aprendizado e avanço escolar. A professora também salientou que, mais do que uma palestra monologa, o momento cumpriu o papel de debater questões acerca da realidade escolar e suas aplicações.

O projeto

O projeto transdisciplinar acontecerá na Plataforma Veduca e contemplará 80 horas de duração, divididas em duas edições de 40 horas cada. Nesse período, serão desenvolvidos oito módulos de estudos, organizados semanalmente. Assim, o aluno poderá cursar as atividades de acordo com sua disposição de tempo e terá a possibilidade de recuperar conteúdos ou aprimorar conhecimentos na segunda edição, junto a um novo grupo. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail grasels@unisinos.br ou pelos ramais 1105 e 1106.

Sobre MOOCs

Os MOOCs são cursos desenvolvidos em plataforma digital, organizados com materiais e atividades que promovem a interação por meio do estudo compartilhado e colaborativo dos sujeitos envolvidos, sem a figura centralizada do professor. Proporciona o compartilhamento de informações e conteúdo de forma rápida e aberta, com mais amplo fluxo de interações e uma gama maior sujeitos envolvidos.