Unisinos dará bolsa integral ao vencedor da Olimpíada de Química

Abertas as inscrições para torneio que tem como prêmio o ingresso na universidade de forma gratuita

A Unisinos renovou a parceria com a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul para 2014. Este ano, mais uma vez, a instituição dará ao vencedor da disputa uma bolsa de estudos integral para um dos cursos de engenharia da universidade. O prêmio será entregue ao aluno destaque na modalidade EM-3, em que concorrem estudantes da última série do Ensino Médio.

“Vencer a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul foi algo realmente incrível.”

Tiago Follmann Perin, estudante de Engenharia Química

Em 2013, a Unisinos já fez esta parceira e o vencedor foi Tiago Follmann Perin, que hoje cursa Engenharia Química.  “Vencer a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul foi algo realmente incrível. Eu já tinha uma noção de que tinha ido bem na prova, mas quando anunciaram o meu nome na solenidade e disseram que eu tinha gabaritado foi realmente muito emocionante. O coração batia muito, muito rápido e eu me sentia muito feliz. A solenidade em si também foi muito legal, principalmente pela presença dos meus pais, de alguns professores meus e de muitos colegas, que ao mesmo tempo em que eram meus concorrentes, comemoraram comigo a minha vitória”, lembra.

Quando Tiago fez a prova ele estudava na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, no curso Técnico de Química. O aluno contou que comemorou muito ter recebido a bolsa, pois com ela está tendo a oportunidade de fazer uma graduação gratuita, em uma boa instituição de ensino e sem a necessidade de mudar de cidade. “Ingressei na Unisinos em 2014, no curso de Engenharia Química. No primeiro semestre eu fiz 5 disciplinas, e agora no segundo semestre vou fazer 7”.

“A pressão do momento e o nervosismo, às vezes, fazem você não perceber o detalhe de uma questão, que é crucial para encontrar a resposta”.

Tiago Follmann Perin, estudante de Engenharia Química

Aos candidatos que desejam participar da disputa em 2014, o estudante dá uma importante dica. “Para quem vai fazer a prova, o principal é ter calma. A pressão do momento e o nervosismo, às vezes, fazem você não perceber o detalhe de uma questão, que é crucial para encontrar a resposta”, alerta.

Tiago conta que, no momento, está realizando o estágio obrigatório para a conclusão do curso técnico em uma empresa que fabrica principalmente produtos para o acabamento de couros. E afirma: “Por enquanto estou gostando muito do curso de Engenharia Química”.

Se você se interessou e quer participar desta oportunidade de testar seus conhecimentos e ganhar uma bolsa de estudos, inscreva-se, gratuitamente, na página olimpiada/inscricoes até o dia 05 de setembro de 2014. A prova acontece no dia 27 de setembro, com início às 14h.