UNIMUN discute assuntos de relevância global

Alunos do curso de Relações Internacionais organizaram debate simulado no modelo das Nações Unidas

Encorajados a transformar o mundo, suas relações humanas e políticas, alunos do curso de Relações Internacionais se dedicaram à segunda edição do UNIMUN – Unisinos Model of United Nations, evento que proporciona a alunos a experiência de debater questões de nível mundial por meio da simulação autêntica das discussões em curso das Nações Unidas. O evento ocorreu no Campus POA, nos dias 27, 28 e 29/11, e foi dividido em dois comitês: Desarmamento e Segurança Internacional, que discutiu a Segurança do Pacífico, e Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que tratou do Tráfico Humano.

À frente da organização, Artur Naiditch conta que o evento foi pensado no projeto Desafio RI, em que os alunos do curso estudam temas globais, e se preparam para debates em outras universidades, nacionais e internacionais. Neste ano, o UNIMUN ampliou horizontes, foram convidados alunos de outras universidades e, inclusive, de outras áreas do conhecimento. “Participar de um evento no modelo das Nações Unidas é um meio de se aproximar de assuntos internacionais, fazer contato com pessoas da área, melhorar a postura em debates divergentes e, inclusive, aperfeiçoar a argumentação em língua inglesa, visto que todos os debates são conduzidos por esse idioma”, avalia.

Segundo Artur, esses dois temas, especificamente, foram escolhidos porque são temas humanitários, que exigem atenção global e que são frequentemente discutidos na ONU. “O tráfico humano está cada vez atingindo índices mais elevados, e é um conflito que se aproxima da realidade brasileira, a exemplo de haitianos que vêm ao Brasil em coiotes, e mulheres, que são raptadas e portadas ao submundo sexual. Já o debate sobre os conflitos no Pacífico é devido aos problemas de segurança na região”, destaca. Baseados nas operações realizadas pela própria ONU, Arthur explica que cada inscrito é representante de um país diferente vinculado à organização. Esse delegado, como são denominados os representantes, deve arguir com os demais presentes seguindo a política externa de seu país. “Nós disponibilizamos material para que os inscritos pudessem se preparar para argumentar, para entenderem melhor sobre os assuntos debatidos e a posição dos países em relação ao tema”, explica.

Os principais objetivos do evento são encontrar maneiras de melhorar as leis internacionais, torná-las mais efetivas e promover o diálogo acerca dos principais temas mundiais. Após três dias de simulação, os ganhadores do debate foram aqueles que consegue impor seus interesses e atingir seus ideais através de uma negociação pacífica e moderada. O momento finalizou com um churrasco de integração entre os participantes.