Reprograme o curso da sua vida

Conheça a Graduação PRO

Crédito: Rodrigo W. Blum

O aluno e seu projeto de vida no centro de uma nova forma de aprender, pensar e gerar conhecimento: assim será a Graduação PRO, uma iniciativa que ressignificará a jornada do estudante e o currículo na graduação, começando pelos bacharelados.

A Graduação PRO é uma construção coletiva, que nasce a partir de observações e trocas com a comunidade acadêmica, sobretudo com os estudantes. A ideia do projeto está em pensar todos os processos da Universidade em torno da trajetória do aluno.

Ao mesmo tempo que dará ainda mais importância para o protagonismo do estudante, a iniciativa reforçará a essência jesuíta nas práticas de ensino-aprendizagem. O pró-reitor acadêmico e de relações internacionais, Alsones Balestrin, reforça: “A iniciativa vem para reforçar o protagonismo do estudante, que é sujeito ativo na construção do seu aprendizado, e traz o DNA da Unisinos, a sólida formação jesuíta e a excelência acadêmica de uma das melhores universidades do Brasil. É um repensar da trajetória acadêmica para que o estudante saia do curso já com uma carreira que ele construiu ao longo da graduação, uma ponte para o mercado de trabalho”.

Para quem

No começo, serão contemplados pelo projeto os alunos que ingressarem nestes 21 cursos de graduação (bacharelados) a partir de 2019/1:

Indiretamente, todos os alunos de graduação serão beneficiados, pois os professores que lecionarão as atividades serão os mesmos, tanto nos cursos que terão novos currículos quanto nos que permanecerão inalterados.

Como

O projeto seguirá uma proposta iniciada com a Unisinos Lab: a de possibilitar que o aluno crie o seu percurso formativo. Para que isso aconteça, o currículo será articulado de modo horizontal e dinâmico, e não mais vertical e linear.

Basicamente, a grade curricular será planejada em cima de quatro períodos distintos. Cada período terá como foco o desenvolvimento de competências próprias — quanto mais adiante no curso, mais relacionadas à profissão elas estarão. A configuração geral do currículo será mais ou menos assim:

O 1º período será dedicado às competências necessárias para o profissional do futuro, também chamadas de transversais. Elas se organizarão nas temáticas comunicação; empreendedorismo e negócios criativos; humanidade e tecnocultura; pensamento computacional e pensamento projetual e criativo. Nesse momento, também serão ofertadas disciplinas específicas da área e da profissão.

O 2º período dará continuidade ao aprofundamento dos conhecimentos da área, com mais atividades acadêmicas focadas tanto na área quanto na profissão.

O 3º período será o de consolidação das competências. Nessa fase, as atividades estarão mais equilibradas entre competências transversais e da profissão.

O 4º período consistirá no momento de personalização da carreira. Ao chegar aqui, o aluno fará um fechamento nas competências da área e da profissão e escolherá uma trilha de acordo com seus interesses. Ele optará entre:

• Internacionalização: concluir a vivência acadêmica com uma experiência internacional;
  • Mestrado: iniciar a pós-graduação e se aprofundar na pesquisa;
  • Empreendedorismo: desenvolver um projeto inovador, como a criação de uma startup;
  • Inovação Social: propor uma iniciativa para transformar a sociedade;
  • Específica do Curso: continuar experimentando e fazer uma interlocução entre as trilhas, escolhendo as atividades que considerar mais interessantes, ou se aprofundar em uma área de interesse específica.

O modelo é fundamentado na ideia de flexibilidade, e esse fio-condutor transparecerá na própria organização de disciplinas dentro do currículo. Exemplo disso estará no ensino de competências transversais logo no primeiro período: por serem comuns a todas as áreas de atuação, permitirão um amplo aproveitamento de atividades acadêmicas caso o aluno decida mudar de curso após estudá-las.

Outra novidade é que, para concluir o curso, o estudante fará um Projeto Aplicado, que não precisará ser uma monografia — poderá ser o registro de uma patente, um plano de negócios, um artigo técnico.

No todo, essa iniciativa incentivará a experiência. Em certas situações, antes mesmo de ser apresentado a um conceito, o estudante tomará conhecimento sobre um problema, participará de uma simulação, visitará um laboratório. Assim, terá a chance de vivenciar a prática.

Durante toda a graduação, o aluno contará com a mentoria de professores para acompanhá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os mentores vão ajudá-lo a tomar as decisões mais adequadas para a construção de sua trajetória. Serão responsáveis, entre outras coisas, por orientá-lo nos procedimentos de matrícula, na definição de temas para projetos de aula, na escolha da trilha de formação e no aconselhamento de carreira.

Além disso, os bacharelados também oferecerão certificações progressivas, relacionadas a conhecimentos específicos. Isso servirá para que o graduando tenha uma entrada mais rápida no mercado de trabalho e possa aprimorar suas competências no ambiente profissional desde cedo.

Quando

O primeiro processo seletivo para os cursos com novos currículos será em novembro, no Vestibular de Verão 2019/1. As aulas começarão em março de 2019. Saiba mais em unisinos.br/reprograme.