Repensando o consumo da moda

Parceria Unisinos + Colibrii oportuniza aos alunos uma experiência prática de cocriação e reaproveitamento de materiais

Crédito: Divulgação

Os impactos ambientais resultantes do consumo desenfreado têm causado mudanças significativas nos valores e nas aspirações dos consumidores. Cada vez mais preocupados e colocando hábitos tradicionais de consumo sob pressão, as demandas de quem compra colocam em xeque o modus operandi das empresas, exigindo metodologias de produção que não agridam o meio ambiente. A sustentabilidade, pensada em todas as instâncias da sociedade – da produção ao consumo, se tornou um dos mais cruciais desafios competitivos no setor da moda.

Com o objetivo de aproximar os alunos do curso de Moda dessa realidade, a Unisinos firmou parceria com a Colibrii, empresa especializada em cocriação com artesãs de comunidades de Porto Alegre e reaproveitamento de resíduos têxteis. Até o fim deste ano, os alunos têm um desafio diferente em mãos: a confecção de mochilas sustentáveis. Todo o processo contará com a supervisão de professores e profissionais da empresa. As mochilas serão confeccionadas a partir de calças jeans e resíduos têxteis doados pela Maxitex, empresa que produz tecidos ecológicos em Sapucaia do Sul.

De acordo com a professora Karine Freire, idealizadora da ação, a parceria Moda Unisinos + Colibrii nasceu para conectar os estudantes com profissionais da área de moda sustentável em uma experiência prática de cocriação. “Dessa forma, eles têm a oportunidade de conhecer todas as etapas que envolvem o processo de fabricação de produtos nas atividades da Colibrii”, ressalta.

Ao todo, vinte graduandos de diferentes semestres estão trabalhando no projeto de modo voluntário, e o resultado é passar essa moda adiante. “Depois de prontas, todas as mochilas serão dadas de presente aos ingressantes no curso de Moda, com a intenção de estimular a consciência em relação aos produtos que consomem”, afirma Karine.

A co-fundadora da Colibrii, Gabriela Ruiz Gonçalves, qualifica a parceria como um projeto enriquecedor para todas as partes envolvidas. “Esperamos que seja possível realizar novas edições, envolvendo alunos de diferentes níveis de conhecimento e áreas de interesse”, afirma.

Quer fazer parte dessa ideia?

A Unisinos disponibiliza um toolkit com o projeto da mochila e moldes para os alunos da universidade que tiverem interesse em produzir a própria mochila. A ideia é conhecer o processo de produção, os custos envolvidos e a valorização da mão de obra. Os encontros ocorrem no Laboratório de Costura, até o dia 14 de dezembro.