Projeto Piloto oferece semana de aprendizado em ambiente empresarial

Dois cursos de graduação da universidade oportunizaram uma semana de imersão em uma empresa parceira

Crédito: Divulgação Quantitas

Os cursos de de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis de POA em parceria com a Quantitas, empresa líder no segmento de investimentos financeiros, estão realizando um projeto piloto de parceria para que os alunos dos cursos de graduação possam experimentar períodos de imersão, principalmente no período de férias, para um primeiro contato com o mercado de trabalho. “Trata-se de um modelo de parceria com empresas, em que alunos são recebidos para vivenciarem o dia-a-dia do mercado de trabalho, durante um período curto – uma semana, por exemplo, sob a tutoria de profissionais encarregados de apresentar as áreas e o funcionamento da empresa. Ao acompanhar a rotina dos gestores, passando por todos os departamentos de uma empresa, o aluno consegue compreender a dinâmica de funcionamento da empresa, além, é claro, de experimentar rotinas de compromissos, cumprimento de horários”, explica Tiago Lopes, Gerente cursos de graduação da Unisinos.

Tiago ainda ressalta que o projeto não é um estágio, mas uma experiência imersiva de observação, não remunerada e direcionada, sobretudo, a alunos em início de curso, que possuem pouca ou nenhuma trajetória profissional. “Cabe destacar que, neste modelo de parceria, as empresas não arcam com nenhum tipo de custo, ficando a cargo dos alunos despesas com deslocamento e alimentação”, esclarece o diretor. Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a Quantitas acolheu quatro alunos do curso, que, durante o período de uma semana, puderam acompanhar de perto o cotidiano dos profissionais de diferentes áreas.

Para Gisele Spricigo, coordenadora dos dois cursos, a experiência é uma oportunidade para que o aluno tenha uma visão sistêmica dos conhecimentos que estão sendo adquiridos na sala de aula ao vê-los sendo aplicados na rotina de uma empresa. “Muitas vezes o aluno não consegue entender a importância de disciplinas mais teóricas, como matemática e estatística, justamente por não conseguir ver o contexto no qual elas se aplicam. Esse projeto ajuda a antecipar o entendimento sobre a importância dos conhecimentos teóricos do início do curso”, comenta ela.

Rogério Braga, Sócio-diretor da Quantitas, comenta a parceria: “A experiência que estamos tendo nesta parceria com a Unisinos no Week at Quantitas tem sido excelente. Nosso objetivo é proporcionar que os alunos entendam a importância dos diferentes conteúdos que absorvem na graduação ao observar o dia a dia de uma grande gestora de fundos de investimento no mercado financeiro. E queremos também que saibam quais as principais habilidades necessárias no ambiente profissional. Nesta primeira edição do Week at Quantitas acreditamos ter alcançado este objetivo.”

Confira depoimento dos alunos que participaram da experiência:

Crédito: Divulgação Quantitas

“Essa semana na Quantitas me proporcionou um entendimento de como funciona na prática uma gestora de fundos. Fiz um rodízio por todos os setores da Quantitas, tendo um panorama geral das atividades do dia a dia. Pessoal muito receptivo e amigável, proporcionando conversas produtivas sobre o mercado que a empresa atua. Para mim, a área que me chamou mais atenção foi a área de Compliance.”

Felipe Dillenburg

Crédito: Divulgação Quantitas

“Foi uma experiência em que pude ampliar meu conhecimento e ver a utilização do que aprendi e que irei aprender em aula inserido no trabalho da Economia – área que mais me identifiquei. Consegui entender grande parte dos assuntos que foram tratados e tive a oportunidade de acompanhar as movimentações e eventos econômicos nesse período ao lado de especialistas. A experiência foi ótima, assim como todas as pessoas que disponibilizaram um pouco do seu tempo para me explicar a sua função na Quantitas e o objetivo da mesma no mercado financeiro”

Évelin Platen<

Crédito: Divulgação Quantitas

“Essa semana na Quantitas, sem dúvidas, abriu os horizontes sobre as oportunidades que a minha aérea de estudo escolhida é capaz de disponibilizar. Tive o privilégio de receber a atenção de cada um dos profissionais das diversas aéreas que constituem a empresa e, a partir deles, tive um vislumbre do que é a gestão de investimentos e do que se trata a área de interação com o mercado financeiro. Ainda que breve, esta experiência que me foi proporcionada pela Quantias foi, sem dúvida, uma oportunidade de ouro. Tive o meu primeiro contato com o meio profissional e o conhecimento e as interações que vivenciei enriqueceram a minha formação. À toda equipe da Quantitas, o meu muito obrigado.”

Pedro Wolffenbüttel

Crédito: Divulgação Quantitas

“A minha experiência na Quantitas foi muito proveitosa. Antes desta visita, não tinha uma ideia concreta de como era o funcionamento diário do mercado financeiro. Nesta semana que estive aqui, pude perceber e aprender o papel e a importância de uma gestora de investimentos. Agradeço a Quantitas e a Unisinos por proporcionar esta experiência agregadora na minha vida profissional e pessoal.”

Larissa Adam Schmitz.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar