Programa Universidade para Todos completa 10 anos

Unisinos participa do Prouni, desde que o projeto foi implantado

O Programa Universidade para Todos celebra 10 anos de existência. Neste período, mais de um milhão de estudantes foram contemplados com bolsas de estudo, segundo dados do Ministério de Educação e Cultura (Mec). A Unisinos participa do Prouni desde que o programa foi implantado. Durante esse tempo, mais de sete mil alunos receberam o benefício, sendo 5.260 prounistas com bolsa integral e 1.995 com bolsa parcial.

Nesses dez anos de parceria, muitas histórias conectam a Unisinos ao programa. Para o vice-reitor, padre José Ivo Follmann, o resultado dessa união entre governo e instituição de ensino superior é positivo. “Tanto pelo lado acadêmico como pelo lado da gestão, devemos dizer que houve um salto de qualidade, com o Prouni. Em determinados cursos mais concorridos, a classificação no Enem proporciona uma seleção dura, pois a nota de corte costuma ser elevada”, destaca.

Foto: Rafael Casagrande

Estudantes que foram contemplados com bolsas relatam como o programa mudou a suas expectativas de vida. “Comecei a trabalhar como babá aos doze anos de idade para ajudar na renda familiar, mas alimentava o sonho de um dia chegar à faculdade. As dificuldades eram grandes e esse sonho parecia muito distante, mas tudo começou a mudar a partir do ano 2005, quando ouvi falar pela primeira vez do Prouni”, lembra Luiza Mendes da Cruz, hoje aluna do curso de Fisioterapia e bolsista Prouni.

Foto: Rafael Casagrande

“Desde o meu primeiro semestre na Unisinos com a bolsa, eu pude investir em minha qualificação e participar de eventos em que tive a chance de conhecer diversos profissionais e áreas de atuação dentro do mercado de trabalho. Além do fato de poder estudar em uma das melhores universidades privadas do país, conhecer ótimos professores, profissionais de comunicação e dispor de material de qualidade para fazer os trabalhos propostos em aula”, conta Robson Soares da Rosa, que é prounista e aluno do curso de Publicidade e Propaganda.

Muitas Luizas, Robsons, Fernandos, Anas, Josés e Marias ilustram essa trajetória que completa dez anos. A maioria desses estudantes deseja devolver para sociedade a oportunidade recebida de se qualificar profissionalmente. “Pretendo graduar-me, tornar-me mais independente e ajudar minha família. Profissionalmente desejo retribuir à sociedade, o que recebi do Programa Universidade para Todos”, afirma Fabrini Landevoigt Parenza, bolsista Prouni e aluno do curso de Direito. Essa consciência coletiva que marca a fala de alguns prounistas é prova de que o programa está no caminho certo.