Para relaxar e conhecer mais sobre a profissão

Praça do Vestibular une candidatos e acompanhantes em um mesmo espaço

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para quem está acompanhando os vestibulandos e também para os candidatos nos intervalos das provas, a Unisinos oferece a Praça do Vestibular, local para relaxar e tirar as dúvidas. O espaço está aberto das 7h às 18h e tem uma série de atividades e atrações, durante todo o dia de sábado. Confira o que rolou e o que está rolando em São Leopoldo e Porto Alegre.

Em São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

No Campus São Leopoldo, os estudantes foram recebidos na Praça do Vestibular com guloseimas, chimarrão e café. No local, os coordenadores dos cursos recepcionaram os vestibulandos e conversaram com eles sobre os desafios da profissão.

Alguns cursos aproveitaram o espaço para realizar atividades práticas. A graduação em Física montou um planetário móvel, junto à praça. Engenharia de Alimentos propôs uma ação de degustação de sorvetes e chocolates em parceria com a marca Prawer. Os cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental criaram uma atividade prática de tratamento de água. Jogos Digitais estava na praça apresentando um óculos que possibilita ver a realidade aumentada.  A graduação em Biomedicina abordou questões da genética e a maneira como sentimos o sabor amargo nos alimentos. Os alunos da Psicologia organizaram uma atividade de relaxamento, meditação e bate-papo, no lado externo do Centro Comunitário (Redondo).

Caroline veio acompanhar a filha, Brenda Colares, que está prestando seu primeiro vestibular. A estudante de 17 anos disputa uma vaga no curso de História. “Ela vem estudando há meses para se preparar para prova”, contou a mãe.

Durante o tempo livre, Caroline aproveitou a Praça do Vestibular para participar da atividade do curso de Engenharia de Alimentos. “A análise sensorial é uma ferramenta para o desenvolvimento de novos produtos”, explicou a coordenadora do curso, Janice Silva. No teste os participantes experimentaram chocolates da marca Prawer e avaliaram o teor de cacau, o sabor doce do açúcar e a cobertura com chocolate amargo e corante natural. “É importante entender como as pessoas percebem e valorizam esses insumos”, complementou Janice.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Além das atividades preparadas pelos cursos, quem passou pela praça também encontrou mudinhas de chás e temperos, que estavam sendo distribuídas pelo projeto social da Unisinos do Pasec – Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade. Adriano, pai de Joice da Silva, que está fazendo vestibular para Psicologia passou pelo local, levou uma mudinha de sálvia e contou que a filha estudou muito para prova. “Ela está preparada, já fez algumas provas do Enem. Ela vai tentar em outras universidades também, mas quer mesmo passar na Unisinos, porque acha a Universidade bonita e acredita que o ensino aqui é melhor”, destacou.

O local também recebe o Show da Rádio Unisinos com a Bibiana Petek, ao meio-dia.

Em Porto Alegre

Na capital, também tem muitas opções para os vestibulandos e seus acompanhantes. Uma recepção foi preparada com mesa de frutas e água logo na chegada. Enquanto os candidatos testam seus conhecimentos nas provas, os acompanhantes podem relaxar aproveitando a Praça do Vestibular que acontece no espaço Luis Fernando Veríssimo até às 18h, na Torre Educacional. O local tem distribuição de guloseimas, chimarrão, café e mudinhas de chás e temperos. Também é possível fazer uma visita guiada na Torre Educacional. Além das ações e poder relaxar, o local também serve para tirar dúvidas. Os coordenadores estão à disposição para auxiliar com informações sobre as graduações e o mercado profissional.

Crédito: Roberto Caloni

“É importante esse espaço criado para os pais, integração entre universidade e família é fundamental. Gostei da infraestrutura e da organização com muitas informações. Não imaginava que seria tanta gente, tantos vestibulandos. Acho interessante acompanhar meu filho para apoiar e tranquilizar. É um momento importante na vida deles e temos que vivenciar juntos”, afirmou Izabel Werk que acompanha o filho Gerrit Werk que disputa uma vaga no curso de Jogos Digitais.

Na Praça do Vestibular, alguns cursos realizam atividades: Arquitetura e Urbanismo, maquetes em blocos de madeira; Ciências Econômicas, jogo do curso que foi elabora pela coordenação; Design e Design de Produto, prática de Impressões 3D; Engenharia Civil, construção e força das pontes de palitos de bambu; Fisioterapia, aparelho de eletroterapia; e Jogos Digitais, jogo em Arcade desenvolvido pelos alunos do curso e óculos de realidade aumentada.

Terezinha Gomes da Silva veio de Caxias do Sul para trazer a neta Ana Flávia Vanzin que tenta uma vaga no curso de Relações Internacionais. “É muito importante esse ambiente preparado pela Unisinos, pois muitas vezes os pais trazem os filhos de outras cidades e ficam esperando enquanto fazem as provas. É importante para a família ter onde ficar, achei a Praça do Vestibular muito bem organizada e preparada para nos receber”, concluiu.

E tem mais atividades rolando no Campus Unisinos Porto Alegre durante todo o dia. No foyer do Teatro Unisinos acontece uma feira realizada pelos alunos e egressos do curso de Moda. No Espaço Unisinos, as conveniências têm atendimento ampliado e promoções especiais durante todo o dia do Vestibular. O local também recebe atrações variadas.

Confira algumas delas:

11h30 às 14h30: discotecagem com Geraldo Oliveira e Rodrigo Brandão