Para aliar necessidades do mercado e conhecimentos da academia

Acordo firmado com empresas reais vai possibilitar oportunidades aos alunos

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos, por meio dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Tecnológicos de Gestão, firmou uma parceria com duas empresas para desenvolver projetos que aliem necessidades do mercado e saberes da academia: o grupo Pertence e uma rede nacional de shoppings. O acordo foi assinado na quarta-feira, 11 de abril, no Campus São Leopoldo. Participaram do encontro representantes das instituições, professores e alunos das graduações envolvidas.

A coordenadora do bacharelado em Administração, Cláudia Stadtlober, deu as boas-vindas aos estudantes e convidados: “Este é um momento especial, muito inspirador e promissor para nossas atividades”, destacou. A fala da professora foi seguida pela da decana da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, Claudia Bitencourt, que sublinhou o porquê da colaboração entre as instituições: “Assim como a teoria, a prática é importante. Porém, a prática pela prática não nos ajuda a abstrair e refletir para uma ação renovada. Essa parceria vai, justamente, estimular a possibilidade de vocês, alunos, relacionarem o campo com a sala de aula”.

O acordo prevê palestras, visitas técnicas, competições e demais oportunidades de trabalho, e deve se estender até o semestre seguinte. Consiste, de acordo com o também coordenador do curso de Administração, Fernando Santini, em uma lógica de ganha-ganha: “Por um lado, ganham as empresas, que vão ter uma matéria-prima de qualidade desenvolvida pelos alunos com o apoio dos docentes. Por outro, ganham os estudantes, que vão viver a realidade das instituições”, afirmou.

Imersão no mundo dos negócios

Para pensar soluções criativas alinhadas às necessidades das empresas, os alunos precisam, antes de tudo, bem conhecê-las. E foi para apresentar as organizações a eles que esse primeiro encontrou serviu.

Com a palavra, o diretor do Clube Social Pertence, Victor Freiberg, falou ao público: “O Pertence é um clube de socialização e lazer para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual. Ele tem o propósito de criar um grupo de amigos que se sintam fortes juntos e possam encarar a sociedade”.

Victor e Sara Zinger, também diretora, assessorados por Geniane Pereira, coordenadora administrativa, contaram a história do Pertence, que surgiu a partir da percepção de que pessoas com deficiência têm, muitas vezes, convívio social limitado e vinculado à própria família. “Nossa intenção é que elas tenham histórias para contar. Que, no churrasco de domingo, uma conte que foi ao Grenal, outra que foi a uma balada, outra que está namorando. O clube foi feito para tirá-las de casa, da superproteção dos pais”, relatou Victor.

Com o lema Viver pra valer, a empresa atua em três frentes – familiar, social e mundo de trabalho. Entre os serviços prestados, estão passeios, oficinas, atendimentos de saúde e conversas com os pais. Também desenvolve projetos como: o Instituto Social Pertence, que oferece as mesmas atividades do clube a pessoas carentes; o Inclusão Inversa, cuja intenção é dar a oportunidade, a quem não tem deficiência, de viver a realidade do grupo; o Temperos Especiais, que promove um dia de chef para os integrantes do Pertence – uma vez por semestre, são eles que preparam os alimentos, cozinham e servem clientes de restaurantes parceiros; e o A Arte de Pertencer, que tem o apoio da Lei Rouanet e contempla atividades artísticas.

Victor concluiu a apresentação com um convite: “Nós criamos um laboratório de realidade empresarial para que vocês, alunos, possam gerir um projeto de impacto social. Venham criar histórias com a gente”.

Também disposto a dar espaço para que os estudantes criem, o CMO – Chief Marketing Officer da rede de shoppings, Juan Pablo Boeira, falou sobre a realidade mercadológica da empresa que representa, passando por tópicos como o estudo da psicodinâmica das cores e a análise antropológica nas estratégias de ações promocionais.

O convidado destacou que “o modelo tradicional de shopping, em breve, não vai mais funcionar. Até pouco tempo atrás, ele era considerado um centro de compras. Hoje, é um lugar de entretenimento. O conceito está mudando para hub social. Logo mais, o shopping vai concorrer com os parques e as praças. Será um lugar tão prazeroso quanto, mas com mais segurança e conforto. E é para isso que contamos com a ajuda de vocês”.

Juan Pablo também mencionou que a oportunidade de integrar universidade e empresa é fundamental para criar algo relevante e contínuo para os clientes, e que ele se sente entusiasmado em compartilhar desse momento com a Unisinos.