Nutrição em debate

Curso de Nutrição promove evento científico em duas noites

Healthcare professional promoting healthy eating, focus on fruit

Durante essa semana a universidade vai estar focada nas questões que envolvem a alimentação saudável. Tudo isso porque a Unisinos estará recebendo nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de maio, a palestrante Gisele Bortolini, integrante da coordenação geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde. Gisele vai falar sobre a agenda nacional de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde. A palestrante vai apresentar aos estudantes as políticas públicas na área da Nutrição.

A conversa será sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e do Sistema Único de Saúde, que apresenta nove diretrizes que apoiam a organização das ações de Alimentação e Nutrição no SUS. “A atuação do nutricionista no SUS vem crescendo muito. São muitas as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por isso, o contato dos alunos com a Política é uma possibilidade de sensibilizar os estudantes para uma agenda tão importante. Hoje são mais de 20 mil nutricionistas que atuam no SUS”, explica.

Para a palestrante, os profissionais de atuam no SUS, precisam ser orientados a trabalhar em consonância com as recomendações feitas por essa agenda, que foi debatida nos municípios e em todos os estados da federação. Gisele destaca algumas políticas públicas mais representativas para as crianças brasileiras “ O Programa Saúde na Escola, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, as Guias Alimentares e o Programas de suplementação com micronutrientes, são algumas referências importantes deste tipo de política no Brasil”, ressalta. “Além disso, recentemente lançamos a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, que apresenta alimentos típicos de cada região que precisam ter seu consumo valorizado”, complementa.

Para a coordenadora do curso de Nutrição Denise Zaffari a importância de trazer um tema como esse para o debate com futuros profissionais da área está na possibilidade que os estudantes terão de entender o que o Ministério da Saúde está pensando para a Nutrição no país. “A agenda da área de saúde é de suma importância para podermos saber as políticas públicas previstas no calendário do governo para os próximos anos. A palestrante é egressa da Unisinos e nutricionista técnica no Ministério da Saúde, por isso tem condições de trazer aos alunos o planejamento de Nutrição do Brasil”, destaca.

Em São Leopoldo

Quando: 21/05, às 19h30