Novas bolsas para cursos de licenciatura

Incentivos estarão disponíveis já no segundo semestre deste ano

Crédito: Getty Images

178 alunos dos cursos de licenciatura da Unisinos poderão ser contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) a partir do segundo semestre deste ano. A Universidade teve proposta recentemente aprovada em edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e já está trabalhando na elaboração do processo seletivo estudantil.

As ações do Pibid têm como propósito estimular a iniciação do licenciando no ambiente escolar e promover a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Por meio dessa iniciativa, os estudantes podem viver a docência já na primeira metade da graduação, com o acompanhamento de professores da Unisinos e supervisores das escolas conveniadas.

A coordenadora do Fórum das Licenciaturas da Unisinos, professora Laura Dalla Zen, destaca a importância desse programa para os alunos: “O Pibid, para além de um incentivo financeiro, é uma oportunidade única de qualificação do processo formativo nas licenciaturas. Além de estabelecer um diálogo profícuo com a escola, o programa se sustenta nos pilares que constituem a vida universitária: ensino, pesquisa e extensão. Não se trata, porém, de levar o conhecimento dos bancos acadêmicos para a escola, pelo contrário: os bolsistas do Pibid produzem conhecimento com a escola, o que é bem diferente. Essa articulação, por sua vez, potencializa o ecossistema de inovação no contexto escolar, em uma relação colaborativa própria desses espaços, e não de cima para baixo”.

A iniciativa é desenvolvida pela Universidade, em parceria com a Capes, desde 2010. De lá para cá, o número de bolsistas de iniciação à docência aumentou, apesar dos cortes ocorridos no programa. “O Pibid encerrou o seu último edital em fevereiro de 2017, agora estamos em fase de novo edital. Quando encerramos as atividades nas escolas, tínhamos um total de 219 licenciandos, atuando em 24 escolas das redes municipal e estadual dos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo”, conta Suzana Moreira Pacheco, coordenadora de Atenção ao Aluno.

Saiba mais sobre o programa no site e acompanhe as novidades aqui no Notícias Unisinos.