No caminho da ciência e da tecnologia

Unisinos participa da Mostratec 2017 com estande interativo e espaço robótica

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante essa semana, entre os dias 24 a 27 de outubro, acontece a Mostratec 2017. O evento conta com a participação de 640 projetos de pesquisa, do Brasil e do mundo. A Feira promove a integração entre as instituições de ensino, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

Neste ano, a Unisinos participa do evento com um estande interativo de 72m², onde os estudantes podem participar de diversas atividades, além do espaço de robótica, com concurso de robôs desenvolvidos por alunos. Cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais e Biologia, entre outros, estão presentes na Feira.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para divulgar Engenharia Agronômica, a coordenadora do curso, Regina Espinosa Modolo, estava no estante apresentando a graduação aos interessados e entregando temperos e chás. Entre as mudinhas estavam alecrim, hortelã, salsa e manjericão. “Entregamos mudas de temperos e chás ou semente de uma árvore nativa oriental muito utilizada no paisagismo urbano, a canafístula, e convidamos as pessoas para plantar o futuro”, explica Regina.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O curso de Engenharia de Produção também está marcando presença no evento. O coordenador, Douglas Veit, fala aos interessados sobre o projeto Produção enxuta solidária. “O objetivo é desenvolver ideias de brinquedos com funcionalidades e depois fabricar esses brinquedos, dentro do conceito de engenharia de produção”, destaca o professor. Os brinquedos criados pelos estudantes são entregues para crianças de instituições carentes.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Um dos cursos da Unisinos que mais chamou atenção na Mostratec 2017 foi Engenharia Mecânica, que expôs trabalhos desenvolvidos na atividade acadêmica de Mecânica Integrada I. Entre os projetos apresentados está uma motocicleta e um guitarra, ambas desenvolvidos em sala de aula. “Nossa ideia foi trazer o material para Feira e possibilitar a interação do público com as criações desenvolvidas pelos estudantes da Unisinos”, conta o laboratorista Wilson Freitas, que está acompanhando o estande do curso no evento.

Interessados em fazer o Vestibular de Verão da Unisinos, podem aproveitar a Feira para fazer a inscrição e tirar dúvidas sobre os cursos. As provas são dia 18/11 e as inscrições seguem até o dia 12 de novembro.