Mitos e verdades

Curso de Direito traz chefe do Serviço Consular dos EUA para palestra

Foto: iStock

Na próxima segunda-feira, 19 de setembro, o curso de Direito da Unisinos irá receber Chris Whitcraft, chefe de Segurança do Serviço Consular dos Estados Unidos em Porto Alegre. A palestra, de título: “Os sistemas policial e penitenciário norte-americanos: mitos e verdades”, será no auditório Maurício Berni, às 19h30, e valerá como horas complementares para os estudantes.

Chris é policial federal lotado no Departamento de Estado. Já atuou na força-tarefa anti-terrorismo em Washington com o FBI e já esteve em missão na Palestina e no Nepal, dentre outros territórios conflagrados. Ele está em missão no Brasil até outubro de 2017, quando deve assumir outro país ou retornar aos EUA.

O palestrante vai falar sobre a função do Diplomatic Security Service nos EUA e fora, nos consulados e embaixadas. “Especialmente depois do 11 de setembro, as polícias estão trabalhando mais para trocar informação sobre ameaças e suspeitos de terrorismo, entre as polícias de todos os níveis (local, estadual e federal) e com empresas privadas. Na área dos sistemas penitenciários, estão usando penitenciárias privadas. Hoje tem muito debate nos EUA sobre esta ideia”, destaca.

Um comparativo entre o Brasil e os Estados Unidos

Na opinião de Chris, a maior diferença entre o Brasil e os Estados Unidos é o sistema legal. “Nos EUA, temos leis criminais estaduais e federais. Na área de policiamento, também há grade diferença: aqui todos os estados têm Polícia Civil e Brigada Militar, além da Polícia Federal; no meu estado, Pensilvânia, temos mais de 1.200 departamentos de polícia, todos municipais. Somente temos departamento de polícia estadual para as cidades que não contam com polícias municipais. Ao todo, temos mais de 70 departamentos de polícia federal nos EUA, cada um com um foco diferente (DEA, CIA, FBI…)”, explica Chris, para destacar as particularidades de cada país.

“A visão cultural de outro sistema sempre é algo extremamente válido a título de conhecimento e reflexões, engrandecendo a bagagem do nosso aluno, que amplia sua visão de mundo e tem ali oportunidades para questionamentos”, analisa a professora Elisângela Melo, responsável pela vinda do palestrante à Universidade.

O palestrante irá falar sobre o sistema policial e sobre o sistema penitenciário nos Estados Unidos, que têm características muito diferentes dos brasileiros, devido a peculiaridades históricas, econômicas, culturais. “É difícil comparar quando se tem realidades diferentes, mas sempre achei muito válido refletir sobre questões que poderíamos aproveitar (ou não) em nossa própria forma de conduzir situações similares. O estudo comparado é fascinante, principalmente quando se tem a oportunidade de conversar com pessoas com experiências de vida e de trabalho tão distintas”, observa a professora.

Evento: Os sistemas policial e penitenciário norte-americanos: mitos e verdades

Data: 19/09

Local: Auditório Maurício Berni