Mercado da comunicação na era digital passa por transformações

O crescimento da publicidade na internet e a geração de conteúdo online especializado trazem novas oportunidades ao profissional do setor

Um velocímetro de ponteiro, uma balança de mola, um termômetro de mercúrio ou uma câmera fotográfica. Todos esses itens já passaram por vários processos de evolução que, fatalmente, culminaram no nascimento de suas versões digitais. E essa mudança, que começa no mundo concreto dos objetos, se propaga facilmente no universo abstrato do conhecimento. Prova disso é que alguns elementos da sociedade contemporânea tiveram sua concepção modificada e sua nomenclatura reinventada. É o caso da Comunicação Digital, que revolucionou a interação entre os indivíduos e deu origem a um mercado ávido por profissionais que possam capitalizar as relações e construir marcas, produtos e instituições com vínculos emocionais junto ao consumidor final.

E os números não mentem. A Associação Brasileira dos Agentes Digitais do Rio Grande do Sul confirma que, em 2012, o faturamento gerado por publicidade no meio digital ultrapassou a marca de 2 bilhões se considerarmos todo o território nacional. Esse valor já é maior do que a arrecadação do setor de jornais e impressos no mesmo período e 2013 prevê um crescimento exponencial para esse nicho. A presidente da ABRADI/RS, Lívia Lampert, projeta um incremento de 14% nas negociações referentes à Comunicação Digital. Uma ótima notícia para quem quer seguir nessa linha profissional. A formação de pessoas capacitadas para dar conta dessa demanda passa, invariavelmente, pela universidade.

Desde 2004, a Unisinos oferece o curso de Comunicação Digital, que vive em constante amadurecimento e atualização. Essa característica é premissa para o estudante da área e está contemplada no DNA do curso. Para o coordenador do programa, Daniel Bittencourt, parar de estudar significa parar de progredir em uma carreira ditada pelos avanços da tecnologia. “Cada vez que uma inovação é lançada, todo o setor se movimenta em busca de aprender algo com a novidade, e isso provoca uma onda inovadora muito positiva”, avalia.

Daniel Bittencourt, coordenador da Comdig

Onde estão as oportunidades

Além dos estágios, monitorias, bolsas de pesquisa os estudantes que se formam podem se inserir em diversas áreas do mercado, especialmente em agências digitais, mercado coorporativo, marketing de empresas ou como empreendedores. Eles podem ser responsáveis pelos investimentos em mídias pagas, versões online de veículos tradicionais, grandes portais de conteúdo, links patrocinados, ou anúncios pagos em redes sociais. Além destes formatos, a internet possibilita um campo de atuação em comunicação muito maior e flexível às marcas e produtos, pois fazem parte das possibilidades em campanhas publicitárias online o uso de websites, advergames, hotsites, landing pages, redes sociais, e-mail marketing, estratégias de SEO e conteúdo online. “Campanhas políticas, clubes de futebol e atletas fincaram suas bandeiras em redes sociais e precisam de profissionais capacitados para gerenciar sua imagem em um ambiente fluido, complexo, altamente replicável. Todo segmento que se relaciona com público, invariavelmente, precisa de um profissional de Comunicação Digital” complementa Bittencourt.

Superficialmente é natural pensar que essas oportunidades estão em maior número em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas na verdade, Porto Alegre é um dos principais polos de Comunicação Digital do país. “Foi no Rio Grande do Sul que floresceram grandes agências como AG2, W3Haus e Box1824. Grandes profissionais saíram daqui – e, inclusive do curso da Unisinos – para fazer grandes carreiras no centro do País e no exterior”, conta o professor. Mas, independente da localização das grandes agências e dos empreendimentos que lidam com a comunicação digital, as boas ideias geradas até agora por esses profissionais já apontam um presente consolidado e um futuro promissor para este mercado. Tanto que a média salarial do setor gira em torno de R$4 mil reais, dependendo da especialidade. Um bom começo para quem quer uma carreira com grandes chances de crescimento em sólidas corporações, ou para quem quer empreender e dar o primeiro passo na construção de novos negócios.