Mais perto do Ensino Superior

Foto: Rodrigo W. Blum

Nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre e nos polos de Educação a Distância da Unisinos, todas as atenções voltarem-se à Prova de Redação nesta manhã de 19 de novembro. Os candidatos deste Vestibular de Verão colocaram suas ideias no papel e já estão um pouco mais perto do ingresso no Ensino Superior.

Foto: Rodrigo W. Blum

A redação – primeira etapa do processo seletivo e única para quem tem 25 anos ou mais ou concorre a uma vaga em curso a distância – vale 10 pontos e é avaliada conforme os critérios de abordagem do tema, conteúdo, adequação linguística e apresentação. Nesse momento, cada candidato é convidado a escolher um tema de preferência entre os sugeridos e a redigir, a partir daí, um texto de caráter argumentativo.

A primeira opção abordou a autenticidade e levantou o seguinte questionamento: “É possível viver de forma autêntica na sociedade contemporânea?”. Já a segunda tratou de saúde e propôs a argumentação a partir da pergunta: “A automedicação deveria ser combatida ou é uma prática aceitável, considerando a atual situação dos serviços de saúde do Brasil?”.

A vestibulanda Lizian Campos, que está em busca de uma vaga no curso de Direito, escolheu o primeiro tema. “Decidi falar sobre autenticidade porque as pessoas não vivem mais isso. É possível, mas complicado”, justificou. Já Fabrício Fievegelwski, candidato à graduação em Relações Internacionais, preferiu a segunda opção. “Para mim, é mais fácil falar sobre automedicação, já que esse é um tema com o qual me identifico mais”, comentou.

Foto: Rodrigo W. Blum

À tarde, o Vestibular segue com a Prova Objetiva, das 14h às 18h. Nessa fase, o candidato tem de responder a 50 questões, nas quais são abordadas as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa; Ciências Humanas e Cultura Geral; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Língua Estrangeira (inglês ou espanhol).

Para ir bem nas questões objetivas, o vestibulando precisa ter habilidades de leitura e interpretação de dados e informações sobre cada tema, bem como capacidade de estabelecer relações entre conceitos.

Para Laura de Oliveira Nunes, que presta o Vestibular para Relações Internacionais, a prova de redação foi tranquila e a de questões objetivas também será: “Estou confiante, pois são perguntas sobre áreas que eu gosto de estudar”, afirmou.

Foto: Janaína Costa

Cursos mais procurados

Este é o primeiro Vestibular para os cursos com aulas na ampliação do Campus Porto Alegre, e o interesse pelas ofertas na capital já é grande. As mais procuradas são as graduações em Direito, Relações Internacionais, Psicologia e Design.

Fábio Maiato concorre a uma vaga no Direito Porto Alegre e está confiante em relação às provas, sobretudo a de redação. O candidato conta por que escolheu essa área: “Eu queria ter a possibilidade de mudar e de fazer um bem à sociedade, e o Direito me permite isso”.

Em São Leopoldo, os mais procurados são os cursos de Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Nutrição e Psicologia. Já na modalidade a distância, a busca é maior pelas graduações em Gestão Comercial, Administração e Pedagogia.

Confira mais imagens do Vestibular de Verão 2017/1:

Vestibular Unisinos 2017/1