Inscrições para Vestibular de Verão abrem na segunda-feira

Processo seletivo terá novos cursos e polos de Educação a Distância

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos abrirá as inscrições para o Vestibular de Verão 2018 na segunda-feira, 09 de outubro. As provas serão aplicadas no sábado, 18 de novembro, nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre e em todos os polos de Educação a Distância (EaD).

Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2014 e 2016 pode optar por usar a nota obtida como forma de ingresso na universidade. Nesse caso, está dispensado das provas. Os candidatos às vagas de cursos a distância, assim como aqueles com 25 anos ou mais na data do Vestibular, fazem apenas a prova de redação. Para os demais, a seleção inclui, além da prova de redação, 50 questões objetivas.

O processo seletivo para o curso de Medicina, especificamente, será no começo do ano que vem.

Novidades

• Cursos já disponíveis em São Leopoldo que serão ofertados também em Porto Alegre: Economia; Fotografia; Produção Fonográfica.
  • Cursos já disponíveis em Porto Alegre que serão ofertados também em São Leopoldo: Design; Moda; Relações Internacionais.
  • Cursos novos em São Leopoldo: Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologias; Tecnológico em Eletrônica Industrial; Engenharia Agronômica; Física Médica; Tecnológico em Alimentos.
  • Novos polos de Educação a Distância: Cachoeirinha; Montenegro; Estrela; Belo Horizonte; Santa Rita do Sapucaí; Teresina.
  • O curso de Comunicação Digital terá oferta no turno da noite e passará a ser aberto, ou seja, aluno não precisará cursar todas as atividades acadêmicas do semestre simultaneamente, como era até então.
  • O curso de Engenharia Civil terá oferta no turno da tarde.

Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologias

Uma das novidades deste Vestibular é o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologias (BIHAT). Essa graduação antecipa uma demanda das organizações por profissionais com saber relacional e transdisciplinar, que, além de competência técnica, tenham a capacidade de aprender continuamente, de serem criativos e abertos à inovação e à cooperação.

O curso está organizado em torno do pensamento projetual, da experimentação, do protagonismo e da autoria. Durante as aulas, o estudante fará dinâmicas dentro e fora do campus, para conhecer realidades das três grandes áreas de conhecimento e construir um repertório de vivências. Essas práticas vão contribuir para que ele desenvolva um perfil crítico, refine sua sensibilidade artística e cultural e compreenda as implicações da tecnologia para além da perspectiva instrumental, centrada em operações técnicas.

O aluno também terá autonomia para decidir seu percurso formativo de acordo com suas afinidades. Assim, ao terminar o bacharelado, será um articulador e estará pronto para transitar entre as diferentes áreas de conhecimento ou, se preferir, poderá seguir para uma segunda graduação, tendo como benefício um amplo aproveitamento de atividades acadêmicas e a possibilidade de rápida conclusão dos estudos.

A Unisinos é a primeira universidade privada do Sul do Brasil a ofertar um bacharelado interdisciplinar. O curso de Humanidades, Artes e Tecnologias, especificamente, é pioneiro no Brasil.

• Data das inscrições: de 09/10 a 12/11.
  • Provas: 18/11.
  • Duração:
    • processo seletivo geral: das 09h30 às 11h30 (redação), e das 14h às 18h (objetivas);
    • processo seletivo alternativo (para quem tem 25 anos ou mais): das 09h30 às 11h30 (redação);
    • processo seletivo EaD: das 09h30 às 11h30 (redação).

Mais informações no site do Vestibular.