#FAIL quando errar é bom

O tema foi abordado durante a Expo Design de Moda

O curso de Moda da Unisinos realizou a aula inaugural, hoje (1/4), na sala Santander, campus Porto Alegre. O evento abordou o tema “#FAIL quando errar é bom”. A palestra foi conduzida pelo diretor da marca Louloux, Cristiano Bronzatto e o diretor de Criação da Grendene, Edson Matsuo.

Os convidados conduziram a conversa com os alunos de forma muito divertida.  Matsuo começou falando das pessoas que pensam em fazer diferente, mas acabam fazendo sempre a mesma coisa. “Quer fazer diferente? Então faça coisas diferentes no seu dia, como por exemplo, use um óculos emprestado ou faça um caminho diferente até sua casa”, questiona.

Bronzatto brinca ao dizer que vive do erro dos outros. “A gente vive do erro diariamente, sempre que se vive de criação. Errar é experimentar algo novo”, afirma. Juntos, eles conduziram a palestra e dividiram um pouco da experiência e principalmente, os erros. Matsuo diz que não erra, brinca com as variações. “Precisamos desmaterializar o erro. Não importa que é erro. Podemos escolher o risco ou a oportunidade”, conclui.

Durante a aula inaugural, houve o lançamento da 8ª Expo Design de Moda que acontece na Unisinos Porto Alegre. “O objetivo é mostrar os processos pelos quais os alunos passam, desde as atividades introdutórias, de pesquisa e história da moda, por exemplo, até os resultados práticos construídos nos ateliês de projeto, explica a coordenadora do curso, Ana Regina Bender.

A exposição reúne trabalhos de alunos de todos os semestres e pode ser conferida nos três andares do prédio principal do campus Porto Alegre. No primeiro andar, o público encontra as pesquisas sobre o comportamento do consumidor. Ana Regina explica que o segundo recebe fotografias resultantes das atividades de produção de moda e fotografia, além de desenhos de ilustração.

No terceiro ficam os trabalhos desenvolvidos nos ateliês de projeto. “Dando uma visão mais ampla do tipo de resultado obtido a partir de todo processo de criação e prototipagem”, conclui a coordenadora. A 8ª Expo Design de Moda, que busca auxiliar, expressar e promover a prática profissional, pode ser conferida até o dia 24/4.