Estudos, visitas e novos conhecimentos na Suíça

Alunos de Relações Internacionais estudaram durante duas semanas em Genebra

Um grupo de estudantes do curso de Relações Internacionais esteve na Suíça, entre os dias 18 de abril e 02 de maio, participando da II Missão Acadêmica na cidade de Genebra. A agenda dos 17 alunos participantes contou com atividades acadêmicas na Geneva School of Diplomacy and International Relations, em que eles tiveram aulas ministradas por diplomatas e funcionários de organismos internacionais, sobre os mais variados assuntos, como: história mundial, direito internacional, comércio internacional, negociações internacionais, diplomacia e solução de controvérsias, entre outros.

Além das aulas, os alunos puderam usufruir de visitas e palestras em diversas instituições, como: Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Genebra, Delegação Permanente do Brasil junto à ONU e demais organismos (DELBRASGEN), Delegação do Brasil junto à OMC (DELBRASOMC) e Representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento.

“Estudar toda a história e formas de atuação das Organizações Internacionais, as rodadas de negócios, os esforços humanitários e ter a oportunidade de conhecê-los, além de ouvir palestras das pessoas que trabalham lá, é incrível. Superou minhas expectativas e ampliou meu campo de visão”, comenta o aluno Tomaz Cabral. Para ele, lidar com as diferenças culturais, tanto nas atividades, quanto nos períodos livres, foi um grande aprendizado. Lá, os estudantes tiveram contato com pessoas de diferentes nacionalidades, sendo elas russas, egípcias, francesas, nigerianas, iranianas, polonesas, além de suíças.

Para Rafael Wanner, esse intercâmbio dentro da graduação é importante, pois proporciona uma experiência completa ao estudante. “Uma missão acadêmica, como esta, oferece aos alunos a oportunidade de observar na prática tudo aquilo que foi estudado nos dois primeiros anos da graduação, sendo extremamente importante para a formação profissional e pessoal”, fala o aluno.

Ambos os tiveram seus momentos preferidos em Genebra. “O local que mais me despertou interesse foi a Organização Mundial do Comércio, por ser uma área das relações internacionais que mais me agrada. A infraestrutura da Organização, bem como sua importância de atuação dentro do comércio internacional, me chamou a atenção”, menciona Tomaz. Já Rafael preferiu a visita ao Palácio das Nações, sede das Nações Unidas. “Além de termos sido extremamente bem recebidos, com direito a um tour guiado pela própria palestrante, a sede é espetacular”, enfatiza.

Ao internacionalista, essa atividade é fundamental, pois articula teoria e prática em ambiente caracterizado pela diversidade e multiculturalidade. Tomaz, ainda destaca: “O campo das relações internacionais é muito maior do que eu imaginava, com muitas oportunidades e portas a serem abertas, basta correr atrás e se dedicar.”