Em busca de uma vaga

Durante todo o dia os candidatos realizaram as provas de Redação e Objetiva

Para garantir uma vaga em um dos cursos de graduação da Unisinos, é preciso encarar uma maratona de provas, que acontecem neste sábado, 21 de novembro. Durante a manhã, o foco dos estudantes foi a Prova de Redação, em que os candidatos tiveram que escolher uma das duas propostas apresentadas para escrever um texto argumentativo.

Para parte da tarde está prevista a Prova Objetiva, com 50 questões abordando as diversas áreas do conhecimento. Confira o que já rolou e o que está por vir.

Duas propostas

O tema um, da Prova de Redação, abordou as relações humanas, num futuro não muito distante, enquanto a proposta dois, enfocou o profissional multitarefa, que é capaz várias atividades diferentes ao mesmo tempo.

André Pires, candidato a uma vaga no curso de Jogos Digitais escolheu o tema dois. “Acho que é um tema que tenho mais informações para fazer um texto melhor. Achei difícil, mais o fato de ser um texto argumentativo do que o assunto, mas acho que fui bem”, destacou o vestibulando.

Gabriele de Oliveira, que fez vestibular para o curso de Gastronomia, escolheu o primeiro tema e justificou sua opção. “As relações sociais e humanas são um tema fácil, porque é a realidade que a gente está vivenciando. Espero ter ido bem”. Caroline de Mello, que disputa uma vaga para graduação de Educação Física, também optou pela proposta um e explicou o motivo da escolha. “É um tema fácil de desenvolver, tem bastante coisa para falar. Achei bem tranquilo”

A prova de redação vale 10 pontos, e o candidato tem entre 30 e 35 linhas para desenvolver um texto argumentativo com enfoque na proposta escolhida. São avaliados: conteúdo, adequação linguística e apresentação.

Prova Objetiva avalia o conhecimento dos vestibulandos em 50 questões

Durante a tarde, os vestibulandos testam seus conhecimentos na prova objetiva. São quatro horas para responder 50 questões. A avaliação começa às 14h e aborda questões de Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Cultura Geral, Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira, podendo optar entre Inglês e Espanhol.

A prova avalia o conhecimento adquirido pelos vestibulandos durante o Ensino Médio. Gabriel Silveira concorre para uma vaga no curso de Direito. Ele escolheu a Unisinos por indicação de amigos. “Vim de Cidreira para a prova. Estou preparado e espero me dar bem, pois estudei muito para isso”, completou.

Para responder as questões, os vestibulandos precisam ter habilidade de leitura, compreensão de textos, interpretação de dados e informações sobre cada tema. A prova objetiva termina às 18h e depois disso os candidatos podem relaxar enquanto aguardam o Gabarito que será divulgado no fim do dia.