Egresso da Unisinos exibirá seu ensaio fotográfico no 8º Festival de Fotografia de Tiradentes

Festival ocorre entre os dias 7 e 11 de março, em Minas Gerais

Criança em um quarto improvisado olhando para o fotógrafo. Crédito: Leonardo Savaris

O ensaio fotográfico “Ocupação Saraí”, do aluno de Graduação em Fotografia, Leonardo Savaris, foi selecionado para a exposição coletiva “Imagens para o Amanhã”. A apresentação acontecerá dentro do 8º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, entre os dias 7 e 11 de março, em Minas Gerais.

A professora da Graduação em Fotografia, Beatriz Sallet, destaca que eventos como o festival são oportunidades para os alunos mostrarem suas produções na área. “Enquanto curso de Fotografia Unisinos, sempre incentivamos os alunos a inscreverem seus projetos fotográficos, pois é fora da academia que um trabalho adquire vida própria”, ressaltou.

Com o intuito de conscientizar a sociedade diante da luta de pessoas pelo direito à moradia e a desigualdade social, Leonardo fotografou as famílias que residem na Ocupação Saraí, que ocorre no centro de Porto Alegre. “Este ensaio tem por objetivo apresentar alguns dos moradores da Ocupação Saraí, inseridos nos espaços em que ocupam, por meio de retratos”, afirmou.

Durante quatro meses, Leonardo buscou relatar a vida das pessoas e a luta constante de quem vive no prédio junto a Avenida Júlio de Castilhos. Ele conta que 24 famílias buscam junto ao poder público, a conclusão do processo de desapropriação do prédio pelo estado do Rio Grande do Sul.

Para o fotógrafo, a seleção do seu ensaio para a exposição coletiva “Imagens para o Amanhã”, é muito gratificante. “Me sinto muito feliz, porque o trabalho está sendo reconhecido e o festival tem um grande prestígio a nível nacional. Também fico feliz pela temática do trabalho, pois são pessoas de luta e que merecem ser vistas e reconhecidas”, declarou o fotógrafo.