Egressa da Unisinos vence prêmio de Melhor TCC Gaúcho

Universidade também foi contemplada na modalidade Melhor Artigo

Crédito: Arquivo pessoal

A egressa do curso de Engenharia de Produção, Roberta Bondan, foi vencedora do NUGEEP 2017, na modalidade Melhor TCC Gaúcho. O reconhecimento foi contemplado pelo trabalho: “Benchmarking interno em uma rede de combustíveis: Uma análise comparativa da eficiência técnica a partir da análise envoltória de dados”.

Roberta ressaltou que ganhar o prêmio representa o reconhecimento do trabalho como aluna. E que a conquista serve como um grande estímulo para os próximos projetos no âmbito acadêmico. “A Unisinos tem papel importante nessa conquista, pois possibilitou meu desenvolvimento ao longo da graduação, proporcionando o corpo docente com professores pelos quais tenho grande admiração”, completou.

O tema do trabalho acadêmico é um estudo de caso feito em uma rede de postos de combustíveis. Por meio da Análise Envoltória de Dados – DEA, foi avaliada a competência dos estabelecimentos dessa rede em 27 meses. A egressa explicou que com a aplicação do trabalho, foram identificados fatores que sinalizavam um aumento do desempenho dos postos, percebendo a importância do monitoramento constante nesse setor.

Além de Roberta, outra egressa da Unisinos foi contemplada na modalidade Melhor Artigo. Daniela Magalski e o professor Guilherme Luis Vaccaro receberam a premiação com o trabalho: “Melhoria do processo de atendimento ao paciente de emergência hospitalar: Um estudo em simulação”. A Unisinos conquistou as duas edições do prêmio Melhor TCC Gaúcho. Também egressa da Universidade, Gabriela Nunes foi a vencedora em 2016.

Crédito: Arquivo pessoal

Para o coordenador da Graduação em Engenharia de Produção da Unisinos, Douglas Rafael Veit, o empenho na realização dos trabalhos serve de impulso para futuras premiações. “Ao longo do curso, os alunos são continuamente incentivados à leitura e produção de trabalhos relevantes para o contexto da Engenharia de Produção. A indicação é feita pelo orientador a partir avaliação e da qualidade do trabalho apresentado na banca”, ressaltou.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção – SIGEPRO. O evento é realizado pelo Núcleo Gaúcho de Estudantes em Engenharia de Produção – NUGEEP. O prêmio é considerado um dos mais importantes da área no Rio Grande do Sul e tem como objetivo estimular a realização de trabalhos acadêmicos em nível de excelência.