Dicionário Olímpico

Pesquisadores do PPG em Linguística Aplicada da Unisinos desenvolvem dicionário das Olímpiadas

Foto: Roberto Caloni

O ano de 2016 vai ficar marcado na história do esporte. Pela primeira vez, o Brasil será sede do maior evento esportivo do mundo. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto na cidade maravilhosa. E para marcar esse importante momento, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos desenvolveram o Dicionário Olímpico.

O objetivo é apresentar os 42 esportes olímpicos. O projeto tem como diretriz a precisão das informações técnicas e para isso foram consultados atletas, treinadores, árbitros e dirigentes que auxiliam na seleção e pertinência do conteúdo apresentado.

“Com o Dicionário Olímpico, foi possível dar continuidade a um trabalho que o grupo de pesquisa realizou para a Copa do Mundo, que foi o Dicionário Field: dicionário de expressões do futebol”, explica a coordenadora do projeto e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Rove Chishman.

No dicionário, cada esporte é descrito a partir de duas perspectivas. É apresentada uma lista de cenários de cada esporte, como por exemplo, bloqueio, manchete e rotação no voleibol; por outro lado, há também uma lista de palavras que dão acesso a esses cenários, como bloqueio triplo, condução e entrada de rede.

Rove conta que um dos diferenciais do Dicionário Olímpico é que as palavras não são apresentadas de forma isolada, mas em relação à cena em que se enquadram. Além disso, o usuário conta com outros recursos, como a imagem que ilustra o cenário e os mapas.

“Outro diferencial está na apresentação de três curiosidades linguísticas sobre cada esporte, mostrando a riqueza das linguagens que caracterizam esses domínios. Destaca-se também que o Dicionário Olímpico, sendo uma ferramenta online responsiva, tem um layout que se adapta a telas mobile, para smartphones e tablets”, conclui Rove.

O Dicionário Olímpico foi desenvolvido na Unisinos pelo SemanTec, um grupo multidisciplinar que envolve pesquisadores das áreas de Linguística, Informática, Direito e Comunicação Social. A pesquisa tem coordenação da professora Rove Chishman e conta com a participação de 5 alunos de Graduação, 2 mestrandos, 4 doutorandos e uma bolsista de Pós-Doutorado.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar