Como o EAD ajudou o Paulo a conciliar trabalho e estudo

Como o EAD ajudou o Paulo a conciliar trabalho e estudo

Crédito: Especial

Realizar uma graduação quando já se está no mercado de trabalho é cada vez mais uma realidade para diversas pessoas. Seja para custear as mensalidades ou arcar com as despesas de casa, conciliar trabalho e estudo não é algo tão simples de se fazer.

Foi dentro desse contexto que o jovem Paulo Henrique Casanova, hoje QA Specialist na SAP, começou a pesquisar a melhor maneira para concluir a graduação em Sistemas de Informação, sem abrir mão de sua carreira na área de tecnologia.

No início de sua trajetória acadêmica, Paulo Henrique trabalhava dentro do mesmo campus onde estudava. Isso facilitava bastante a sua rotina profissional e estudantil. Tanto é que no mesmo local, encontrou uma outra oportunidade de trabalho, e trocou de empresa.

Na nova companhia, Paulo pôde atuar por quase quatro anos. Porém, ele percebeu que sua jornada diária começaria a ficar mais complexa quando recebeu a notícia de que o novo trabalho mudaria de endereço. Mais que isso, sairia da cidade.

Com esse novo cenário previsto, seu dia a dia exigiria um maior descolamento de uma atividade para outra. Instigado a mudar, Paulo foi atrás de uma maneira para simplificar sua rotina. “Ser um estudante que trabalha é achar equilíbrio em conciliar o teu trabalho e estudos, e não negligenciar nenhum dos dois”, entende.

Foi então que ele começou a pensar na educação à distância, mas ainda havia certo receio sobre a relevância no mercado de um diploma do curso EAD em comparação com a graduação presencial. Por isso, ele decidiu ir ao RH da empresa e conversar com os profissionais da área sobre a sua dúvida.

O feedback foi muito positivo e todas as respostas convergiram na mesma ideia: O que realmente importa na graduação é o teu conhecimento, e não a modalidade na qual ele foi adquirido, seja presencial ou à distância. Portanto, ambos têm o mesmo reconhecimento.

Conhecendo as facilidades do EAD, como flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar quando e onde quisesse, Paulo deixou seu antigo curso e resolveu apostar no ensino à distância. E dessa vez, a Unisinos foi a escolha que mais se adequava às suas necessidades.

“A graduação EAD da Unisinos oferece acesso à informação de ótima qualidade, os professores são muito bons, e o curso permite que eu defina o passo em que eu vou estudar. Eu consigo escolher qual é o melhor dia, qual é o melhor horário. Então, o EAD me proporciona escolher como melhor me organizar para conseguir adquirir o conhecimento e fazer a graduação”, explica.

Três anos depois de iniciar na Unisinos, o jovem conseguiu um emprego na SAP, dentro do campus da universidade, porém, mesmo com a proximidade das salas de aula, ele optou por seguir na modalidade à distância para ter mais autonomia na organização dos horários de estudo. Outro aspecto importante que fez o Paulo Henrique decidir pelo EAD foi o valor das mensalidades, que são mais acessíveis, o que permitiu que ele concluísse a graduação mais rápido.

Dentro da rotina de estudos, o QA Specialist lembra que a ambientação com a plataforma Canvas foi bem simples. “Ela é bem intuitiva e de boa qualidade, então pra mim foi bem simples me adaptar”, pontua o jovem.

Mesmo estudando a distância, ele afirma que o networking se fez presente na graduação da Unisinos. Ele ressalta que algumas cadeiras proporcionaram trabalhos em grupo, justamente, para estimular as interações e conexões entre os alunos.

O sonho de se mudar e trabalhar fora do país, foi o gatilho para Paulo investir numa graduação universitária. Segundo ele, “a formação universitária faz muita diferença quando o objetivo é migrar para outros países. Lá, eles buscam profissionais que estejam graduados, que tenham diploma, então ter o curso superior ajuda bastante”.

Agora, os planos estão se concretizando! Neste mês, o Paulo concluiu a graduação em Sistemas de Informação e já está organizando sua mudança para o Canadá, país que o espera com uma vaga de emprego na sua área de formação.

Para quem também quer alcançar seus objetivos através de um curso superior, mas está em dúvida se o EAD é a melhor opção, o Paulo manda o recado: “Para quem tá pensando em ingressar no EAD, a Unisinos dá o suporte necessário para a adaptação do aluno. As cadeiras têm horários definidos, onde vai ter gente disponível para auxiliar. Então é muito mais fácil se organizar para essa modalidade, sendo que o EAD ainda proporciona mais tempo para o estudante se dedicar tanto para o trabalho, quanto para o estudo”, finaliza Paulo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar